Corpo Humano

Por

O corpo humano é uma estrutura extremamente complexa e harmoniosa, que funciona de maneira integrada com seus sistemas, órgãos e químicas. São várias partes e atividades que trabalham juntas para o pleno funcionamento do corpo humano.

A todo momento, o corpo humano passa por processos vitais de grande relevância e por reações químicas que captam e distribuem energia. Para que o corpo humano funcione com saúde, é preciso que todas as estruturas trabalhem de maneira equilibrada.

De uma forma geral, o corpo humano é constituído por pele, tecidos, músculos, nervos, órgãos, os ossos e outros elementos. As células são as estruturas fundamentais do organismo, sendo que cada célula desempenha uma função importante dentro do corpo.

No caso dos tecidos, as células também são relevantes, já que os grupos celulares são os responsáveis pela formação de cada tecido do corpo humano, classificados em quatro tipos: o tecido epitelial, o tecido muscular, o tecido conjuntivo e o tecido nervoso.

Também é preciso citar os órgãos, formados por conjuntos de tecidos. Cada órgão tem sua função, como, por exemplo, o coração, o pulmão, o intestino, o cérebro, o estômago, o fígado, os rins, os pâncreas, entre outros. O maior órgão do corpo humano é a pele.


Uma máquina perfeita

Na formação do organismo, os órgãos, ossos, tecidos, músculos e sistemas integrados formam uma estrutura perfeita. Os principais sistemas do organismo são: sistema respiratório, circulatório, cardiovascular, nervoso, muscular, endócrino, excretor, linfático, reprodutor, digestório e ósseo.

O conjunto harmônico de sistemas permite que o corpo humano trabalhe 24 horas por dia. Contudo, para manter o bom desempenho do organismo, é preciso que as pessoas adotem hábitos saudáveis de vida, com uma alimentação equilibrada e nutritiva.

Dentro do contexto do corpo humano, também devemos destacar o cérebro, peça-chave para o comando do organismo, com seus milhões de células nervosas, os neurônios.

Leia também! Assuntos relevantes