Rim - Corpo Humano

Rim - Corpo Humano

Por

Os seres humanos possuem dois rins, importantes órgãos do sistema urinário. Os rins estão localizados ao lado da coluna vertebral, exatamente atrás da última formação de costelas.

Em relação à anatomia, os rins possuem cerca de 12 centímetros e 150 gramas cada. O formato dos rins lembra um grão de feijão. A cor destes órgãos é vermelha.


Características dos rins

Os rins possuem uma cobertura por peritônio. Eles também contam com uma camada de gordura e de tecido areolar.

Cada rim humano possui duas faces, duas extremidades e duas bordas. Os órgãos desempenham funções extremamente importantes no organismo, como a eliminação de toxinas e dejetos, entre eles a ureia e o ácido úrico.

Além disso, os rins também atuam para manter o equilíbrio hídrico do corpo humano, já que eles ajudam a reduzir o excesso de água, sais e eletrólitos no organismo, colaborando, assim, para evitar edemas (inchaços) e descontrole da pressão arterial.

Ainda em relação às atividades desempenhadas pelos rins, é fundamental dizer que estes órgãos também ajudam a produzir hormônios, como a eritropoetina, presente na formação dos glóbulos vermelhos; e a vitamina D, responsável pela absorção de cálcio e pelo fortalecimento dos ossos.


Doenças que afetam a saúde dos rins

Entre as doenças capazes de afetar a saúde dos rins humanos, a mais conhecida é a insuficiência renal, caracterizada pelo desempenho irregular e insuficiente dos órgãos. Esta é uma doença crônica e inicialmente assintomática.

A insuficiência renal está relacionada a problemas como hipertensão arterial, urina com sangue ou excesso de proteínas e anemia. Em estágios avançados, a doença também causa vômitos, perda de memória, tremores, entre outros sintomas.

A doença renal crônica também tem ligação com o diabetes, enfermidade que pode prejudicar muito a saúde dos rins. O tratamento da doença é feito com hemodiálise.

Outras doenças que afetam os rins são: as nefrites crônicas, a doença renal policística, entre outras.

Leia também! Assuntos relevantes