Sistema digestivo

Sistema digestivo

Por

Nós, seres humanos, nos alimentamos diariamente para obtermos energia para realizarmos nossas funções vitais e atividades cotidianas. Nesse processo de captação de energia e nutrientes um sistema faz toda a diferença: estamos falando do sistema digestivo, ou sistema digestório, como é chamado atualmente.

O sistema digestivo é responsável por conduzir processos químicos e mecânicos que retiram os nutrientes dos alimentos para serem usados em nosso corpo. A estrutura do sistema digestório é bastante complexa, formada por diversos órgãos importantes para a nutrição do nosso organismo. Estes órgãos transformam os alimentos que ingerimos.


Características do sistema digestivo

O sistema digestório é formado pelo tubo digestório e por seus órgãos anexos. As principais estruturas presentes neste sistema são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.

Todo processo de digestão começa pela boca, que recebe os alimentos no tubo digestivo. Nossa mastigação é um processo de digestão mecânica. Em seguida, o alimento já mastigado segue pela faringe até chegar ao esôfago.

O próximo destino do alimento é o estômago, órgão responsável pela digestão das proteínas. Depois de processado, o alimento se transforma em quimo e vai para o intestino delgado.

O caminho final das sobras de alimentos sem valor nutricional passa pelo intestino grosso e segue até a eliminação dos resíduos digestivos por meio do bolo fecal.


Enzimas Digestivas

O processo de digestão é facilitado pelas enzimas digestivas, como as amilases, que agem sobre o amido; as proteases, que atuam sobre as proteínas; e as lípases, que trabalham nos lipídios.


Digestão Saudável

Para o funcionamento correto do sistema digestivo é preciso que as pessoas mantenham uma alimentação saudável, rica principalmente em fibras e água. Isso ajuda a evitar problemas como o velho conhecido intestino preso, por exemplo.

Leia também! Assuntos relevantes