Vagina

Por

A vagina é o órgão sexual feminino localizado entre o colo do útero e a vulva. Fazem parte do sistema genital feminino interno: vagina, útero, ovários e tubas uterinas. Na parte externa localiza-se a vulva, que se caracteriza pela presença dos grandes e pequenos lábios vaginais. As glândulas mamárias, responsáveis pela produção de leite durante a amamentação, também fazem parte do sistema genital da mulher.

A parte externa da vulva (grandes lábios) é denominada vestíbulo da vagina, nela se encontram o orifício urinário e o orifício genital. A parte interna da vagina estende-se até o colo do útero, onde recebe o nome de fórnix. Todo esse conjunto de estruturas forma o canal vaginal.

É importante observar que o canal vaginal nada tem a ver com o canal por onde sai a urina. Ambos são partes de sistemas diferentes (reprodutor e urinário).

Entre a vagina a vulva existe um dobra denominada hímen. Em mulheres que nunca tiveram relações sexuais o hímen, normalmente, permanece intacto. É comum que durante a primeira relação sexual, o hímen se rompa, causando um pequeno sangramento.

A função da vagina é receber o pênis durante o ato sexual, dar saída ao bebê durante o parto normal e expelir o sangue da menstruação. Suas principais características são o grande número de terminações nervosas, responsáveis pela sensação de prazer, e elasticidade.

Por se tratar de um local muito úmido, é natural que a vagina exale um odor característico. Isso ocorre por causa da ação de bactérias e outros microrganismos. Por isso, é fundamental cuidar da higiene, que além de evitar o mau cheiro previne contra doenças.

Leia também! Assuntos relevantes