A Necessidade de Movimento do Corpo Humano

A Necessidade de Movimento do Corpo Humano

Por

Os movimentos do corpo humano são muito importantes e influenciam diretamente o comportamento das pessoas. Os seres humanos apresentam seus primeiros movimentos já no útero materno.

A área que se dedica ao estudo do movimento do corpo humano é chamada de psicomotricidade. Nos primeiros meses de vida, a criança já utiliza os movimentos para expressar suas necessidades, vontades e emoções.

Movimentos humanos como andar, sentar, correr, saltar e pular são fundamentais para a autonomia. Com o tempo, os seres humanos desenvolvem outras habilidades no campo dos movimentos, como desenhar, escrever, recortar, moldar, etc. Essas experiências motoras utilizam toda a estrutura corporal, envolvendo questões como o equilíbrio, a coordenação e a consciência corporal.

De certa forma, o corpo humano pode ser comparado a uma máquina perfeita, que necessita de energia, ou seja, combustível, para executar seus movimentos e atividades. Durante o movimento, as pessoas transformam energia química em energia mecânica e, por isso, são capazes de andar, correr, pular, dançar, etc.

Todas as atividades motoras têm papel relevante no desenvolvimento. É por meio do movimento que aprendemos e descobrimos o mundo. Outro campo de estudo que se dedica ao movimento do corpo humano é a Cinesiologia, que analisa especificamente o movimento do homem.

No campo biológico, somos capazes de nos movimentar graças à ação muscular, por meio da contração dos músculos. Os movimentos também envolvem o controle do fluxo sanguíneo nos órgãos e todas as demais ações fisiológicas necessárias para a vida, como as sensações, a visão, o funcionamento do metabolismo, o sorriso, entre outras.

Os movimentos também estimulam muitos processos psicológicos, além da temperatura corporal e a produção de hormônios. Dessa forma, podemos dizer que o movimento humano é um processo complexo, que envolve todos os sistemas, músculos e nosso esqueleto. No total, são mais de 200 ossos e 600 músculos trabalhando intensamente para que possamos nos movimentar.

O funcionamento do corpo acontece graças a um equilíbrio dinâmico. Movimento é vida e, por isso, devemos evitar o sedentarismo. Com atividades físicas regulares, conseguimos ter uma vida saudável e um rendimento físico aprimorado.

Leia também! Assuntos relevantes