Fases do corpo humano

Fases do corpo humano

Por

O corpo humano passa por um longo processo de desenvolvimento. Os estágios da vida humana são caracterizados pelo crescimento e pelo desenvolvimento psicomotor.

Esse processo começa no nível celular e continua durante toda a vida. As fases do corpo são analisadas de acordo com a idade do ser humano.

Com o amadurecimento, as pessoas conseguem desenvolver novas habilidades físicas. As fases da infância e da adolescência são marcadas pelas principais mudanças corporais e psicológicas do ser humano.

Vamos conhecer as principais fases do corpo humano:

Infância: essa é a fase que vai do nascimento até os onze anos de idade. Essa fase é marcada por várias transformações do corpo. Quando bebê, aprendemos a descobrir o mundo, ganhamos força física, desenvolvemos a sustentação, aprendemos a caminhar e a falar. A estrutura óssea começa a crescer e se desenvolver. Por volta dos 10 anos de idade, meninos e meninas já começam a apresentar os primeiros traços da adolescência, com o surgimento dos primeiros pelos, com as alterações hormonais e o desenvolvimento intelectual.


Adolescência: a adolescência é marcada por um turbilhão de novidades no corpo e nas emoções. Essa fase costuma ir dos doze aos vinte anos de idade. As principais transformações no corpo das meninas são o desenvolvimento dos seios, quadril mais largo e a primeira menstruação. Nos meninos, a voz começa a engrossar, o pênis e os testículos aumentam de tamanho, os pelos começam a aparecer na região genital e nas axilas. Essas transformações vêm acompanhadas dos primeiros sinais da sexualidade.

Vale lembrar que, entre a infância e a adolescência, temos o período da puberdade. E entre os 16 e 29 anos, temos a chamada juventude, uma fase de transição entre a adolescência e a vida adulta.


Fase adulta: a fase adulta começa nos vinte e um anos de idade. As mudanças corporais são mais lentas e os hormônios estão mais calmos. Nessa fase, homens e mulheres já estão prontos e maduros para reproduzir. Depois dos 30 anos de idade, o metabolismo começa a desacelerar e o processo de envelhecimento gradual se inicia.

Nas mulheres, entre os 35 e 65 anos, ocorre a fase do climatério, quando o corpo começa a se preparar para a menopausa, fim da menstruação e do período fértil.


Velhice: a terceira idade começa por volta dos 75 anos. Nessa fase, o corpo já está bem lento e há uma perda progressiva de cálcio, colágeno e outras propriedades do organismo. O corpo começa a ficar enrugado, os cabelos brancos aparecem por causa da perda de melanina, e os hormônios já estão bem desacelerados. Alguns problemas de saúde são típicos da velhice, mas é preciso saber que é possível envelhecer com qualidade de vida.

Leia também! Assuntos relevantes