Biologia

Bexiga – Corpo Humano

A bexiga é uma câmara muscular lisa constituída por duas partes principais: o corpo, que forma a maior parte da bexiga, e é onde se acumula a urina e; o colo, que é uma extensão do corpo em forma de funil que se dirige para o inferior e anteriormente para o triângulo urogenital, conectando-se com a uretra.

A parte inferior do colo vesical também é denominada uretra posterior, devido à sua relação com a uretra.

O músculo liso da bexiga é conhecido como músculo detrusor. Suas fibras musculares se estendem em todas as direções e, quando contraídas, podem aumentar a pressão da bexiga em até 40 a 60 mmHg.

Por conseguinte é a contração do músculo detrusor que esvazia a bexiga.

Na parte posterior da bexiga, imediatamente acima do colo vesical, há uma pequena área triangular denominada trígono.

No vértice mais inferior do trígono encontra-se o orifício da bexiga que, a partir do colo vesical, passa para a uretra posterior.

A uretra vesical tem de 2 a 3 cm de comprimento e sua parede é composta por músculo detrusor, e é denominado esfíncter interno.

Seu tônus natural mantém, normalmente, o colo vesical e a uretra livres de urina e impede o esvaziamento da bexiga, até que a pressão no colo vesical se eleve acima do limiar crítico.

Temas Relevantes: