Religiões

Chamamos religião o conjunto de dogmas e preceitos seguidos por um determinado número de pessoas com o propósito de louvar a Deus ou outras divindades místicas. Os cultos normalmente ocorrem através de ritos, preces e observância do que é considerado como mandamento divino.

Em teoria são consideradas religiões todas as formas de pensamento metafísico, ou seja, pensamentos que extrapolam o mundo físico; tal definição abrange seitas, mitologias e qualquer outra forma de busca pelo divino.
Há registros de que o homem desde os primórdios vivencia algum tipo de experiência religiosa. Por isso, a religião é considerada inerente ao desenvolvimento humano, tal qual as artes e outras técnicas de aprimoramento social.
De modo geral, as religiões são divididas em 3 grandes blocos: panteístas, politeístas e monoteístas.
As religiões panteístas são as mais antigas, sua principal característica é o antropomorfismo, ou seja, a não diferenciação entre o deus criador e a natureza, tudo faz parte de um mesmo todo indivisível.
O politeísmo caracteriza-se pela crença em várias divindades ao mesmo tempo, tendo cada qual uma função específica e qualidades distintas.
Como pensamento mais recente surgiu o monoteísmo, crença em apenas um Deus todo poderoso, o monoteísmo constitui a base fundamental para a maioria das religiões praticadas no ocidente, como o Catolicismo, o Espiritismo e o Protestantismo.

Adblock detectado

Por favor, desative o adblock! Quando você bloqueia a propaganda, você está impedindo que o serviço continue gratuito. Agradecemos a sua compreensão =)