Homeostase

Por

Na biologia, a homeostase é um processo de fundamental importância para a vida. Ela está relacionada à capacidade de manter a estabilidade das funções desempenhadas pelo organismo humano, ou seja, mantém o corpo em equilíbrio.

Ecologistas também acreditam que a homeostase aconteça no meio ambiente, garantindo a capacidade de a natureza se manter estável e se recuperar, mesmo após mudanças drásticas e ações humanas.

A palavra homeostasis vem do grego, onde homeo significa semelhança; e stasis significa ação de pôr em estabilidade. O processo ocorre sempre que temos um sistema aberto com capacidade de regular o ambiente interno.


Equilíbrio para a vida

A homeostase garante equilíbrio e controle para diversas funções do organismo humano. Este conceito foi estabelecido em 1932, pelo pesquisador Walter Bradford Cannon, e passou a ser amplamente utilizado para explicar a capacidade que o corpo humano e os seres vivos têm de se manter em estado de equilíbrio interno.

Na prática, a homeostase é como uma constância do meio interno, fazendo com que a temperatura interna do corpo se mantenha em 37º C e promovendo o pleno desenvolvimento de todas as células.

A homeostase biológica garante a sobrevivência dos seres vivos, principalmente em sistemas complexos como o corpo humano. Graças à homeostase, os organismos conseguem se adaptar ao seu ambiente externo.

A homeostase é controlada pelo sistema nervoso e pelas glândulas endócrinas, mas o processo acontece em todas as regiões do organismo, como no sistema circulatório e na manutenção do nível de glicose no sangue, por exemplo.

A homeostase também garante a capacidade de regeneração de um organismo, contribuindo para a manutenção da saúde. É importante lembrar que, para ter uma vida saudável, o corpo precisa estar funcionando bem, com todas as suas funções. Para isso, manter bons hábitos de saúde e ter qualidade de vida é essencial!

Leia também! Assuntos relevantes