Células imunológicas

Células imunológicas

Por

As células imunológicas são estruturas orgânicas que compõem o sistema imunológico do corpo humano. Cotidianamente, estamos expostos a centenas de agentes infecciosos como fungos, bactérias, vírus etc. Para combater esses invasores, o organismo cria barreiras de acordo com o tipo de ameaça.

Existem as barreiras externas, que consistem no conjunto de barreiras físicas e bioquímicas que evitam infecções provocadas por agentes exteriores ao corpo. Também são chamadas de mecanismos de defesa não específicos, pois são capazes de defender o organismo de qualquer invasor. Pele, muco, cílios, saliva e lágrimas são exemplos desse tipo de barreira externa.

São várias as células que compõem o sistema imune interno: linfócitos, fagócitos mononucleares, neutrófilos, eosinófilos, basófilos, mastócitos e plaquetas.

Os linfócitos são responsáveis por reconhecer o invasor e produzir a resposta imunológica. São encontrados na medula óssea e timo.

Fagócitos mononucleares têm a função de neutralizar e destruir as partículas invasoras. Também são produzidos na medula óssea, mas diferenciam-se dos linfócitos pelo núcleo e presença de citocinas que permitem que as células se comuniquem entre si e com outros órgãos durante as respostas imunológicas.

Os neutrófilos são a forma mais básica de defesa, são células do tipo fagocíticas e existem em grande número na corrente sanguínea. Possui vida curta, mas é o primeiro mecanismo a agir quando uma ameaça é detectada.

Com função de capturar e danificar o invasor, os eosinófilos são células especializadas em agentes extracelulares de grande porte, como vermes.

Em quantidade reduzida no sangue, estão os basófilos e mastócitos. São células relacionadas ao combate de alergias.

E por último, as plaquetas, células responsáveis pela coagulação sanguínea e pela liberação de mediadores anti-inflamatórios.

Para manter um sistema imunológico eficiente é preciso cuidar da alimentação e consultar um médico regularmente.

Leia também! Assuntos relevantes