Sistema muscular

Sistema muscular

Por

O conjunto de músculos do nosso corpo forma o sistema muscular. O corpo humano tem aproximadamente 600 músculos diferentes, isso significa que os músculos somam cerca de 50% do peso total de uma pessoa.

Os músculos, aliados aos ossos e articulações, são as estruturas responsáveis por todos os movimentos corporais. Andar, correr, pular, comer, piscar e até mesmo respirar seriam atividades impossíveis sem a ação do sistema muscular.

Os músculos são classificados em 3 categorias:

  • Músculo não estriado (músculo liso)

  • Músculo estriado esquelético

  • Músculo estriado cardíaco

Os músculos não estriados apresentam contração lenta e involuntária, ou seja, são responsáveis por aqueles movimentos que ocorrem independentemente da nossa vontade, como os movimentos peristálticos.

Os músculos estriados esqueléticos são aqueles que se fixam nos ossos através dos tendões (cordões fibrosos), caracterizam-se por contrações fortes e voluntárias. Isso quer dizer que são responsáveis pelas ações conscientes do nosso corpo, como andar e fazer exercícios.

O músculo estriado cardíaco, como o próprio nome diz, é o músculo do coração. É ele o responsável pelos batimentos cardíacos, suas contrações são fortes e involuntárias.

A principal característica do sistema muscular é a capacidade de se contrair e relaxar. Aliás, é o equilíbrio entre esses dois estados o responsável pelo movimento do corpo como um todo. Durante a respiração, por exemplo, o diafragma precisa contrair e relaxar para receber o oxigênio nos pulmões e expelir em seguida o gás carbônico.

Leia também! Assuntos relevantes