Pênis

Por

O pênis é o órgão sexual masculino localizado externamente na região inferior da pélvis. O aparelho reprodutor masculino é composto pelo pênis e pelos testículos. Internamente, esses órgãos possuem glândulas e ductos, responsáveis pela produção e circulação do líquido espermático ou sêmen.

A parte externa do pênis é formada por cabeça, corpo e raiz. A extremidade, denominada glande, é a região mais sensível do pênis, repleta de terminações nervosas. Enquanto o pênis está flácido, a glande permanece envolvida por uma pele chamada prepúcio, que tem a função de proteger o órgão do meio externo.

Existe uma cirurgia, conhecida como circuncisão, que remove o prepúcio. Esse procedimento é realizado por motivos religiosos, culturais, estéticos ou para facilitar a higiene, uma vez que o prepúcio favorece o acumulo de esmegma, substância produzida pelas glândulas prepuciais.

O pênis possui formato cilíndrico e dimensões que variam de indivíduo para indivíduo, entre 10 e 18 centímetros em estado ereto. É formado por dois tipos de tecidos, cavernoso e esponjoso. Em sua extremidade (glande), encontra-se uma fenda que corresponde ao fim da uretra. Por este canal passam tanto o sêmen quanto a urina. O que caracteriza o pênis como um órgão reprodutor e excretor.

Durante a puberdade é normal ocorrer um aumento do pênis, tal crescimento costuma parar até os 18 anos de idade.

Leia também! Assuntos relevantes