Citoplasma

Por

Nas aulas de biologia estudamos o conceito e a estrutura das células. Nestas lições, uma parte muito importante para o entendimento do funcionamento celular é o estudo do Citoplasma, caracterizado como o espaço que fica entre a membrana plasmática e o núcleo celular.

A palavra citoplasma vem do grego kytos, que significa célula; e também da palavra plasma, que significa forma. Como já mencionado, o citoplasma pode ser conceituado como o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo da célula. Este espaço é preenchido por um líquido com viscosidade, chamado de citosol, e dentro do citosol estão as diversas organelas citoplasmáticas.

O citoplasma começou a ser estudado graças ao interesse dos citologistas pelo interior celular. A ideia de que a célula era composta por um fluido homogêneo era compartilhada por muitos estudiosos. Com isso, descobriu-se a existência do citoplasma.

Dentro do citoplasma também encontramos alguns tipos de bolsas e canais membranosos. As estruturas presentes no citosol têm algumas funções específicas no processo do metabolismo celular.

O citoplasma também conta com íons dissolvidos em seu citosol. Essa solução aquosa tem substâncias essenciais para a síntese das moléculas orgânicas, principalmente carboidratos e proteínas.

Na biologia, o citoplasma é conhecido como um coloide, região preenchida por organelas celulares. Dentro do citoplasma, encontramos mitocôndrias, lisossomos, peroxissomos, cloroplastos, vacúolos, ribossomos, citoesqueleto, complexo de golgi e retículo endoplasmático liso e rugoso.

O citoplasma tem como funções a contribuição à morfologia celular e o armazenamento de diversos tipos de substâncias relevantes. O conteúdo do citoplasma se movimenta dentro do espaço intracelular.

Para concluir, é importante ressaltar que o citoplasma tem papel fundamental para os processos vitais dos organismos vivos. Conhecer esta estrutura permite compreender a vida.

Leia também! Assuntos relevantes