Tireoide

Por

A tireoide é uma glândula com formato de borboleta, que fica exatamente na parte anterior do pescoço, abaixo do Pomo de Adão. Essa é uma glândula relativamente pequena e que pesa entre 15 e 25 gramas em um adulto.

A função da tireoide é regular diversas atividades do organismo. Ela tem influência sobre órgãos vitais, como o coração, os rins e o cérebro. Além disso, a glândula age na produção de hormônios fundamentais para o equilíbrio do organismo e de suas atividades e funções, como o T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

Outros aspectos influenciados pela ação da tireoide são: o peso corporal, a memória, o humor, a concentração e o controle emocional. Problemas na tireoide podem provocar a liberação de hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em níveis insuficientes (hipotireoidismo).

A tireoide é importante para o equilíbrio do corpo humano e, por isso, ela precisa ser checada com regularidade pelo médico endocrinologista, a fim de facilitar o diagnóstico de doenças. Durante a adolescência, a glândula tireoide atua no crescimento e no desenvolvimento dos seres humanos.

Entenda os problemas que afetam a tireoide:

Hipotireoidismo – Produção insuficiente de hormônios. Faz o corpo funcionar lentamente, reduz a capacidade de memória, provoca cansaço excessivo e ganho de peso.

Hipertireoidismo – Produção excessiva de hormônios. O corpo passa a funcionar rapidamente, causando agitação, palpitação no coração, intestino solto e perda de peso.

Nódulos de Tireoide – Um problema frequente, que afeta aproximadamente 60% da população brasileira. Apenas 5% dos nódulos de tireoide são malignos. O nódulo é diagnosticado pelo médico endocrinologista, que solicitará exames complementares para saber se ele é ou não um câncer. Esses exames podem incluir uma punção da tireoide. Quando é necessário retirar a glândula, o paciente precisa tomar uma suplementação de hormônios diariamente, pelo resto da vida.

Leia também! Assuntos relevantes