Fisiologia Humana

Fisiologia Humana

Por

A fisiologia humana é a área da biologia que estuda o funcionamento do corpo humano. Nesse estudo são avaliados todos os sistemas que trabalham para garantir o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo, explicando os fatores físicos e químicos envolvidos na manutenção da saúde.

A fisiologia estuda o corpo humano desde as células que compõem os órgãos, até os conjuntos de órgãos e seus sistemas. A fisiologia explora todos os cenários orgânicos do organismo.

A palavra fisiologia vem do grego "physis", que significa natureza, e de "logos", que significa conhecimento. Assim, podemos dizer que essa é a ciência que estuda as funções multicelulares dos seres vivos.

A fisiologia humana está relacionada à anatomia. Essas duas áreas de estudo promovem o entendimento de todas as funções vitais do corpo.

Os estudos estão focados na digestão, na excreção, na respiração e na circulação do corpo humano. Vamos entender um pouco mais:

Digestão – É o processo químico e mecânico que promove a quebra das moléculas dos nutrientes. O proceso envolve a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, o duodeno, o intestino delgado, o intestino grosso, o reto e o ânus.

A digestão é responsável pelo processamento de todo alimento consumido pelo homem. Esse sistema é importante para garantir a energia do corpo.

Excreção – A excreção é o processo de eliminação dos resíduos metabólicos do organismo. O processo de excreção elimina amônia, ureia e o ácido úrico. Os órgãos importantes no sistema de excreção são os rins, bexiga e a uretra. Esse sistema também envolve hormônios, como a aldosterona e o hormônio antidiurético (ADH).

Respiração – Processo responsável pela inspiração e a expiração. O Sistema é formado por vias respiratórias e pulmões. A respiração também envolve o diafragma e os músculos intercostais.

Circulação – A circulação é o processo que acontece por meio do tecido sanguíneo. O sangue circula por vasos, artérias, veias e capilares. O coração também trabalha bastante no processo de circulação.

Leia também! Assuntos relevantes