Sistema articular

Sistema articular

Por

As articulações são as estruturas responsáveis por todos os movimentos do corpo humano. Caracterizam-se como zonas de união entre os vários segmentos presentes em nosso esqueleto, suas funções principais são: dar mobilidade e garantir a estabilidade dos ossos durante um movimento qualquer, por mais sutil ou brusco ele seja.

O sistema articular é um conjunto de articulações que definem pontos de contato entre os ossos. São três os tipos de articulações: as inflexíveis, chamadas sinartroses; e as flexíveis (móveis), chamadas anfiartroses e diartroses.

Toda mobilidade provoca um atrito, é função do sistema articular amortecer esse impacto, criando uma comunicação eficiente entre o sistema esquelético e o sistema muscular. Nos vertebrados superiores, as articulações móveis possuem um revestimento de cartilagem e apresentam bolsas de fluido lubrificante (sinóvia). Estas bolsas funcionam como amortecedores do impacto entre as articulações. Estão localizadas entre a pele e o osso, entre os tendões e os ossos, entre os músculos e os ossos e também entre os ligamentos e os ossos.

As articulações móveis dividem-se em: sinoviais, fibrosas ou cartilagíneas.

Nos membros superiores as principais articulações são: ombro, cotovelo, punho e mãos. Já nos membros inferiores destacam-se: quadril, joelho, tornozelo e pé. Existem também as articulações da coluna vertebral e da pelve.

Com a idade é comum que as articulações apresentem certo desgaste. A produção do líquido lubrificante diminui, o que provoca dores articulares e maior propensão a lesões ocasionadas por esforço físico. Além do envelhecimento, fatores genéticos também influenciam o comportamento do sistema articular.

Leia também! Assuntos relevantes