Sistema urinário

Sistema urinário

Por

O sistema urinário é responsável por manter nosso organismo livre de toxinas. Isso é possível porque é composto por um conjunto de órgãos responsáveis por filtrar, armazenar e eliminar as substâncias nocivas ou desnecessárias ao nosso corpo.

Os órgãos constitutivos do sistema urinário são divididos em dois grupos, os secretores (responsáveis por produzir a urina) e os excretores (responsáveis por eliminar a urina). Esses órgãos são os rins, que produzem a urina, os ureteres, que transportam a urina dos rins à bexiga, e a uretra, por onde é excretada a urina.

As substancias mais comumente encontradas na urina são: ácido úrico, ureia, sódio, potássio e bicarbonato. Quando o corpo sofre alguma disfunção, a urina pode revelar a raiz do problema, por isso é tão comum que médicos peçam um exame de urina antes de diagnosticar o paciente.

Os rins são órgãos principais do sistema urinário, além de produzir a urina eles são responsáveis pela regulação da composição iônica do sangue, pela manutenção da osmolaridade, o equilíbrio da pressão arterial, o ph sanguíneo e a liberação de hormônios.

Outras estruturas importantes são as glândulas supra renais, que ficam localizadas entre os rins e o diafragma. Cada glândula é envolvida por fibras e gordura, são elas as responsáveis pela produção dos hormônios essenciais ao organismo.

Leia também! Assuntos relevantes