Ureter - Corpo Humano

Ureter - Corpo Humano

Por

O ureter é uma importante estrutura do sistema urinário humano, que é basicamente constituído por órgãos uropoéticos, que trabalham na produção, no armazenamento e na eliminação da urina para o meio externo. Nessa estrutura, o ureter aparece como um tubo integrante das vias urinárias, e que desempenha o papel de ligar a pelve do rim à bexiga.

Função do Ureter no Sistema Urinário

A principal função do ureter é levar a urina do rim até à bexiga. Essa estrutura do organismo humano tem entre 25 e 30 cm de comprimento e até três milímetros de diâmetro. A formação do ureter começa na confluência dos cálices renais. Ele desce do abdômen superior até à pelve.


Características do Ureter Humano

Os ureteres entram na bexiga de forma oblíqua. Eles são envolvidos por algumas camadas musculares desse órgão e, dessa maneira, facilita-se a prevenção contra o refluxo da urina.

Os ureteres, também conhecidos como ductos, transportam a urina até a bexiga, onde o líquido fica retido até que seja expelido pelo corpo cotidianamente. O organismo possui dois tubos que realizam esse transporte da urina dos rins para a bexiga.


O peristaltismo dos ureteres humanos

É possível dizer que os ureteres são órgãos pouco calibrosos e que percorrem a parede posterior do abdômen. O ureter tem duas partes fundamentais: a parte abdominal e a pélvica.

Este órgão realiza contrações chamadas de peristaltismo, que ajudam a movimentar e transportar a urina pelo corpo. A eliminação da urina pelo organismo também é facilitada pela força da gravidade.

Em suma, o sistema urinário humano possui elementos integrados e complexos, que ajudam a equilibrar o corpo, a eliminar toxinas e a garantir a saúde dos indivíduos, e o ureter é uma estrutura fundamental nesse processo.

Leia também! Assuntos relevantes