Os Músculos Humanos

Os Músculos Humanos

Por

Os músculos desempenham diversas funções importantes no corpo humano, como, por exemplo, a função de garantir estabilidade ao esqueleto e a de contribuir para os movimentos. Ao todo, o corpo humano possui cerca de 639 músculos. Estes tecidos atuam na contração e distensão das células responsáveis pelos movimentos.
Em sua estrutura, cada músculo conta com um nervo motor. Os tecidos são compostos por fibras.


Como os músculos funcionam?

A contração dos músculos acontece a partir de impulsos elétricos que surgem no sistema nervoso central. Esse processo leva sódio ao músculo, e libera potássio, cálcio e moléculas proteicas, resultando na contração muscular.

Os músculos do corpo humano são classificados de acordo com as funções que desempenham no organismo. Confira as principais funções:

1 – Movimento – O tecido muscular humano é responsável pelos movimentos. Os músculos esqueléticos trabalham em conjunto com ossos e articulações.

2 – Estabilidade – Os músculos esqueléticos trabalham na estabilização do corpo.

3 – Volume dos órgãos – Os músculos lisos atuam na regulação do volume dos órgãos, como o estômago e a bexiga.

4 – Produção de calor – A contração involuntária dos músculos esqueléticos produz calor para o corpo e ajuda a manter a temperatura do organismo.

5 – Preenchimento – Os músculos preenchem o corpo e lhe conferem uma forma externa.

6 – Conexão entre o Sistema Nervoso e os Ossos – Como partes ativas do aparelho locomotor, os músculos ligam o sistema nervoso aos ossos.

Corpo Humano Músculos

Principais características dos músculos

Os principais músculos do corpo humano são classificados em músculos estriados, músculos lisos e músculos cardíacos. Estes músculos podem ser voluntários ou involuntários. Os músculos também são divididos de acordo com a localização no corpo, podendo ser superficiais ou profundos.

O homem tem músculos importantes na cabeça e no pescoço, no tórax e no abdômen e nos membros superiores e inferiores. Exemplos desses músculos são: Tríceps Sural, Peitoral, Bíceps, Oblíquo Externo, Oblíquo Interno, Adutores, Tibial, entre outros.

Leia também! Assuntos relevantes