Pulmões

Por

Os pulmões são órgãos fundamentais para o sistema respiratório humano. Nós temos dois pulmões com característica esponjosa, ambos localizados na caixa torácica.

Os dois pulmões humanos são diferentes. O pulmão direito tem 3 partes, chamadas de lobos. Já o pulmão esquerdo conta com 2 lobos. Além disso, o pulmão esquerdo é menor.

Os pulmões são o local onde o ar encontra o sangue. O formato desse órgão lembra uma pirâmide.

No processo de respiração, o ar chega aos pulmões por meio da traqueia. As principais atividades dos pulmões são captar o oxigênio e eliminar o dióxido de carbono.

A estrutura dos pulmões tem um revestimento fino, chamado de pleura. Essa camada de revestimento é responsável por proteger os órgãos.

Os cuidados com os pulmões são essenciais e dependem de hábitos saudáveis de vida. Deixar o vício do cigarro e prevenir os efeitos da poluição atmosférica evitam o surgimento de doenças respiratórias.

Respiração Pulmonar

A respiração pulmonar é caracterizada pelo ar que entra e sai dos pulmões. Nesse processo, ocorre a contração e o relaxamento do diafragma.

A contração reduz a pressão nos pulmões e permite a entrada do ar (O2), este é o processo de inspiração. No relaxamento, a pressão nos pulmões aumenta e os pulmões eliminam o dióxido de carbono, no processo de expiração.

Características dos pulmões

O pulmão é um órgão de consistência esponjosa. Ele tem aparência cor-de-rosa e trabalha para oxigenar o sangue.

Os pulmões são compostos por brônquios, bronquíolo e alvéolos pulmonares, e são separados da cavidade abdominal por um músculo chamado diafragma. O órgão também apresenta uma membrana fina, denominada membrana alveolar.

Características Morfológicas dos Pulmões:

Pulmão Direito – Formado por três lobos, com duas fissuras, uma oblíqua e uma horizontal;

Pulmão Esquerdo – Formado por lobo superior e lobo inferior, com uma fissura oblíqua.

Leia também! Assuntos relevantes