Sistema Respiratório

Sistema Respiratório

Por

O sistema respiratório dos seres humanos é responsável por fornecer oxigênio ao nosso corpo. Ele também atua para retirar o gás carbônico do organismo.

Os principais órgãos do sistema respiratório são os pulmões, que desempenham papel estratégico no processo de respiração. Este sistema também é composto por cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos.


Características do sistema respiratório

O processo de respiração controlado pelo sistema respiratório começa pelas narinas. As cavidades nasais recebem o ar e filtram as partículas sólidas e as bactérias. Essas mesmas cavidades também são as responsáveis pela percepção dos odores.

Depois de passar pelas cavidades nasais, o ar segue para a faringe. Em seguida, vai para a laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões.

Outro elemento fundamental no processo de respiração é o diafragma, um músculo que fica localizado logo abaixo do pulmão e que desempenha papel relevante nos movimentos da respiração.


A importância dos pulmões

Os pulmões são órgãos com perfil esponjoso. Eles são revestidos por uma membrana dupla, que recebe o nome de pleura. Os seres humanos possuem dois pulmões, separados pelo mediastino, região onde está o coração e outros órgãos e estruturas do organismo.

Os pulmões contribuem de forma significativa para a troca de gases do organismo com o meio externo por meio da respiração. Eles também ajudam a controlar o nível de oxigênio no sangue.

Estes órgãos medem cerca de 25 cm e têm um peso aproximado de 700 gramas. O ar que passa pelos pulmões é renovado a todo momento, em um processo denominado ventilação pulmonar.

É fundamental que as pessoas cuidem da saúde dos pulmões para que possam ter uma respiração adequada e para prevenir doenças como o câncer de pulmão. Para cuidar bem desses órgãos, os médicos recomendam que os pacientes evitem ou deixem o vício do cigarro e de outras drogas, como maconha e charutos; e evitem se expor à poluição externa intensa e à condição de fumante passivo. Além disso, é recomendado respirar profundamente, praticar exercícios aeróbicos, ter uma dieta saudável, beber bastante água e fazer a limpeza regular do nariz para prevenir alergias.

Leia também! Assuntos relevantes