Uretra - Corpo Humano

Uretra - Corpo Humano

Por

A uretra é um canal condutor membranoso presente nos homens e nas mulheres. Ela faz parte do sistema urinário dos seres humanos e é responsável por expelir a urina que vem da bexiga.

A uretra apresenta formatos e estruturas diferentes no homem e na mulher. A uretra feminina tem cerca de 4 cm e liga a bexiga ao vestíbulo que está localizado entre o clitóris e a vagina. Já a uretra masculina tem aproximadamente 16 cm e conecta a bexiga até o final do pênis.

Esta estrutura é considerada a última parte do canal dos corpos cavernosos do sistema urinário. A uretra ajuda os seres humanos a eliminarem a urina para o meio externo. Ela é revestida por mucosas com glândulas secretoras e tem uma abertura pelo óstio externo da uretra.

Voltando as diferenças entre a uretra masculina e a feminina, é importante dizer que a estrutura dos homens estende-se do orifício uretral interno na bexiga até o orifício uretral externo do pênis. A uretra dos homens é dividida em 3 regiões: a prostática, a membranácea e a esponjosa. Além disso, a uretra masculina também tem uma abertura chamada de duto ejaculatório.

Nas mulheres, a uretra tem ligação com a parede anterior da vagina e com o orifício externo que fica na frente da abertura vaginal.

Leia também! Assuntos relevantes