Fígado

Por

O fígado é um órgão de fundamental importância para a manutenção da saúde humana. Ele é responsável por diversos processos vitais, e também é reconhecido por ser um dos maiores órgãos sólidos do organismo humano.

Existem várias doenças que afetam a saúde do fígado, e muitas delas são resultado direto do estilo de vida adotado pelas pessoas, principalmente no que diz respeito aos exageros cometidos com bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura. Os primeiros sinais de agressão ao fígado acontecem depois de anos de maus hábitos.

O fígado é uma glândula, que atua como glândula exócrina e libera secreções, e também como glândula endócrina e libera substâncias na corrente sanguínea e nos vasos linfáticos. O fígado pesa cerca de 1,5 kg, tem aproximadamente 20 centímetros e é estratégico para a coordenação fisiológica.

As principais funções do fígado, são: produção de bile, síntese de colesterol, limpeza do organismo (processo de desintoxicação), transformação de amônia em ureia, quebra de glicogênio, armazenamento de algumas vitaminas como A, B12, D, E e K, entre outras.

O fígado é considerado um órgão vital, ou seja, é impossível viver sem esta glândula. Com o controle de variadas funções do corpo humano, o fígado se destaca por ser um órgão maciço, que fica exatamente em um quadrante superior direito da cavidade abdominal. A localização exata é logo abaixo do diafragma.

O fígado recebe sangue por meio da artéria hepática e da veia porta. Outra característica importante é que o fígado é vascularizado. O órgão tem um enorme potencial de regeneração, podendo, inclusive, retornar ao seu tamanho original depois de ter parte de seu volume removido por cirurgia.

Por causa de sua função de remover as toxinas do sangue, quando o fígado entra em falência hepática o órgão para de trabalhar no processo de desintoxicação e o corpo passa a acumular toxinas. A insuficiência hepática é uma das mais graves doenças crônicas que atingem o fígado. Essa condição faz com que o paciente necessite de um transplante e pode levar à morte.

Leia também! Assuntos relevantes