Senescência celular

Senescência celular

Por

Senescência celular é o nome dado ao processo de envelhecimento das células. Este processo é responsável pelo envelhecimento dos seres vivos e pela redução do ritmo de divisão celular e metabolização dos organismos.

O processo da senescência celular acontece em todos os seres que apresentam células em divisão. Em determinado momento, as células simplesmente reduzem sua multiplicação e divisão dando origem à senescência, ou envelhecimento.

Em suma, a senescência celular é a parada de divisão celular. Com este processo, as células não mais se substituem e param de metabolizar. A senescência celular está relacionada à redução gradual do número de repetições do DNA telomérico.

A senescência celular também é marcada pelo acúmulo de enzimas beta-galactosidae nas células. As células senescentes param de se dividir quando os telômeros, estruturas que protegem os cromossomos, ficam curtos demais e deixam de se replicar da forma adequada.

Uma vez que a divisão correta da célula se torna inviável, os seres vivos envelhecem e, com o passar dos anos, morrem. Essa é a tendência natural de envelhecimento dos organismos vivos.

Leia também! Assuntos relevantes