Glândulas

Por

O corpo humano é formado por diversas glândulas que desempenham papéis vitais no organismo. As glândulas são, basicamente, órgãos formados por tecido epitelial. Na prática, as glândulas ajudam a secretar substâncias importantes, com funções específicas nos sistemas endócrino e exócrino, principalmente no que diz respeito à produção de hormônios e ao bom funcionamento do metabolismo humano.

As secreções produzidas pelas glândulas são lançadas no interior do organismo ou são enviadas para fora do corpo, como acontece com o suor, responsável por regular a temperatura corporal. Outras substâncias relevantes produzidas pelas glândulas têm papel fundamental no desenvolvimento humano, como nos processos de crescimento, reprodução e metabolismo.

As principais glândulas do sistema endócrino são: tireoide, paratireoide, hipófise, pâncreas, suprarrenais e as glândulas sexuais. Já as principais glândulas do sistema exócrino são: salivares, sudoríparas, lacrimais, mamárias e sebáceas.

A maior glândula endócrina do corpo é o tecido adiposo. Saiba mais sobre as principais glândulas do organismo humano:

Tireoide – Glândula localizada no pescoço. Atua na produção de hormônios e na regulação de metabolismo.

Pâncreas – Glândula mista dos sistemas endócrino e exócrino. Trabalha na produção de hormônios e na liberação do suco pancreático.

Paratireoides – Também estão localizadas no pescoço. São as menores glândulas do organismo e agem na produção de hormônio e na regulação da quantidade de cálcio no sangue.

Hipófise – Glândula do tamanho de uma ervilha. Atua no funcionamento do metabolismo e na produção de hormônios como o ADH e o Hormônio do Crescimento.

Glândulas Sexuais – Nas mulheres, as glândulas sexuais são os ovários; e nos homens são os testículos.

Glândulas Salivares – Ficam na boca e na garganta. Ajudam na digestão e na produção de saliva.

Glândulas Sudoríparas – Produzem o suor e ajudam a regular a temperatura do corpo e eliminar toxinas.

Glândulas Lacrimais – Produzem as lágrimas e ajudam a lubrificar os olhos.

Leia também! Assuntos relevantes