Biologia

Micróglia

A micróglia é a menor célula da neuróglia, que constitui o sistema nervoso humano. Elas possuem elevado poder fagocitário e atuam na defesa do sistema nervoso.

A micróglia, derivada do mesoderma, é a representante do sistema mononuclear fagocitário, ou sistema retículo-endotelial.

A forma fagocitária ativa da micróglia é encontrada no tecido nervoso após vários tipos de lesão, como infartos e hemorragias.

A micróglia é, normalmente, uma célula alongada, mas que sofre retração de seus prolongamentos.

Outra forma reacional da micróglia é a célula em bastonete, encontrada nas encefalites crônicas. As células em bastonete são melhor observadas no córtex cerebral e no hipocampo.

Quando um neurônio morre acometido por um vírus, como na poliomielite, as células microgliais fagocitam ativamente os restos necróticos, formando um pequeno nódulo glial. Esse fenômeno é denominado neuronofagia.

Juliana Miranda, Equipe do GrupoEscolar.com.