Entenda o conceito de texto!

Todos nós precisamos lidar com textos no dia a dia, seja para interpretar uma notícia do jornal ou escrever um e-mail, uma redação ou uma carta de amor. O conceito de texto é estudado dentro da linguística e pode ser compreendido como uma sequência de enunciados coerentes e que transmitem uma mensagem.

Todo texto pode ser interpretado pelos leitores. A palavra texto vem do latim textus. Nesse tipo de formação, um emissor reúne signos que podem ser decodificados pelos receptores. Estes signos podem ser orais ou escritos.

O texto é formatado para ter um sentido, ou seja, para comunicar uma ideia dentro de um contexto e com uma abordagem específica. Existem muitos tipos de textos, como textos narrativos, descritivos, dissertativos, entre outros.

O texto terá sempre um objetivo comunicativo. Não importa se ele é formado por poucas palavras ou por muitos parágrafos, todo texto tem a função de comunicar algo e pode gerar diferentes interpretações, de acordo com o repertório e a cultura de cada receptor.

O texto pode, então, ser entendido como uma unidade de sentido. Isso significa que ele tem coerência e conteúdo. Um texto pode estar exposto em um livro, revista, jornal, website, rede social, cartaz, e-mail, chat, entre outros canais de comunicação.

As principais características de um texto são: coesão, coerência, adequação, entre outras. O mais importante é que o texto possa ser interpretado.

De acordo com a linguística, o conceito de texto é bastante amplo, mas pode ser apresentado como toda manifestação de ideias através de palavras e signos. Os textos são produzidos para serem lidos, consumidos e entendidos como uma expressão de ideias.

Para interpretar um texto corretamente, é fundamental que o leitor utilize seus conhecimentos e bagagens linguísticas e culturais. Todo conjunto de palavras, frases ou parágrafos pode ser classificado como um texto. Esse tipo de ocorrência linguística tem extrema importância e pode surgir de forma escrita ou falada, desde que utilize uma unidade de linguagem.

O estudo dos textos deu origem à área da Linguística Textual. Os textos podem ser opinativos, críticos, reflexivos, divertidos, românticos e muito mais, além de apresentarem diversos formatos e estilos.

Mais Tópicos sobre Texto:

Relações entre textos

Interpretação de texto

Estrutura do Texto

Texto Descritivo

Tipos de Textos Descritivos

Texto Narrativo

Texto Dissertativo

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Jornalístico

Texto Poético

Texto em Prosa

Dicas de Redação - Produção de Texto

Textos na linguagem informal

Editores de Texto

Leia também! Assuntos relevantes