Elementos da Comunicação

Toda comunicação eficaz apresenta os elementos essenciais da comunicação, que garantem a chegada das mensagens aos receptores sem ruídos e com total compreensão e qualidade. É importante dizer que a comunicação pode ser estabelecida de várias formas, como por via oral, escrita, por meio de símbolos, linguagens e pela arte.

O processo de comunicação exige o uso de uma linguagem e da interação. Dessa forma, a transmissão das mensagens e informações de um emissor para um receptor ocorre de maneira dinâmica e eficiente.

Para que a comunicação possa ser estabelecida, é necessário ter os principais elementos da comunicação, que são: emissor, receptor, mensagem, canal, contexto e código. Entenda cada um dos elementos da comunicação!


Ilustração dois meninos se comunicando

Confira os elementos da comunicação

São seis os elementos da comunicação, imprescindíveis para interações baseadas na linguagem, com o estabelecimento da troca de mensagens entre emissor e receptor.

Emissor – É o responsável pela emissão da mensagem. O emissor também é chamado de remetente.

Receptor – É caracterizado pelo recebimento da mensagem enviada pelo emissor. O receptor é o destinatário da comunicação.

Mensagem – É o conteúdo enviado pelo emissor ao receptor.

Código – É a maneira pela qual a mensagem é transmitida, como, por exemplo, os signos, a fala, a escrita, os gestos, os desenhos, entre outros.

Canal – É o meio de transmissão da mensagem. Como exemplos, temos a televisão, o rádio, o livro, o jornal, as redes sociais, entre outros. Os canais de comunicação podem ser individuais ou de massa.

Contexto – É o ambiente ou situação na qual a mensagem é transmitida, envolvendo o emissor e o receptor.

Para que todos os elementos da comunicação funcionem de forma correta, é importante evitar os ruídos na comunicação, que ocorrem quando a mensagem não pode ser decodificada corretamente pelo receptor. A comunicação só pode ser efetiva quando é estabelecida de forma clara, com códigos que sejam de conhecimento do receptor e pelo canal adequado.

Quando o receptor entende a mensagem transmitida pelo emissor, pode se dizer que a comunicação ocorreu de forma eficaz. A comunicação é essencial para o compartilhamento de conhecimento e informações.

O processo comunicativo pode ocorrer com linguagem verbal e não verbal, que contempla a escrita, a comunicação oral, os gestos, as fotografias e outras manifestações.