A estrutura do texto pode ser classificada de acordo com os seguintes tipos principais:

  • Narração;
  • Argumentação;
  • Descrição;
  • Injunção;
  • Exposição.

Na prática, a estrutura do texto é justamente como o texto se apresenta ao leitor e, para saber diferenciar um conteúdo de outro, é necessário entender as peculiaridades de cada tipo de produção textual, com sua linguagem, forma e aspecto tipológico.

Os tipos de textos, que possuem essas estruturas, contêm características textuais próprias, repletas de propriedades linguísticas, que acabam servindo para sua identificação e, mais, para sua utilização específica.

Caderno e caneta

Por isso, é comum identificar em cada uma dessas estruturas alguns componentes identitários, entre os quais estão:

  • Lógica estrutural
  • Tempos verbais
  • Construções de frases
  • Vocabulário
  • Entre outras.

Enfim, tudo isso faz parte da estrutura do texto e saber utilizar estas ferramentas é muito importante para que, de maneira organizada e coerente, o autor apresente suas ideias e argumentos de acordo com o modelo proposto.


Estrutura do Texto - Narração

É uma estrutura de texto usada para narrar uma história, apresentando personagens. Pode ser ficcional ou real. Possuem estrutura de texto narrativo a crônica, o romance, os contos, as fábulas e outros.

Saiba mais: Texto Narrativo (Conceito e Elementos)


Estrutura do Texto – Dissertação

É uma estrutura de texto muito conhecida por ser cobrada nos vestibulares. Trata-se de um texto opinativo, que não pode ser escrito em primeira pessoa. De forma estratégica, apresenta os argumentos para convencer o leitor. São textos argumentativos bastante conhecidos a dissertação-argumentativa e o editorial.

Saiba mais: Texto Dissertativo, Texto Dissertativo-Argumentativo, Texto Editorial


Estrutura do Texto – Exposição

É um texto com uma estrutura para enumerar, apresentar e informar o leitor de forma eficiente e precisa. Fazem parte deste tipo de texto o artigo científico, a reportagem, o fichamento e o resumo.

Saiba mais: Texto Expositivo


Estrutura do Texto – Injunção

São textos com estruturas para a instrução do leitor. É comum os verbos serem usados no modo imperativo. São estruturas de texto bastante usadas em receitas, manual de instrução, editais e bulas.


Estrutura do Texto – Descrição

São estruturas de texto que descrevem situações, pessoas, cenas, coisas, entre outros. São repletos de detalhes. São muito usados em guias, atas, laudos e relatórios.

É muito importante saber identificar cada uma das estruturas textuais e usá-las de maneira assertiva e inteligente. Dessa forma, é possível desenvolver as habilidades necessárias para uma escrita de qualidade.

Conhecer as tipologias textuais também contribui para que os estudantes aprimorem suas habilidades linguísticas e de estilo. Também é importante entender como um texto se apresenta para que seja possível interpretá-lo corretamente.

Saiba mais: Texto Descritivo, Tipos de Textos Descritivos


+ Tópicos sobre Texto:

Leia também! Assuntos relevantes