Relações entre textos

Os estudantes que se preparam para o Enem e para vestibulares já sabem a importância do domínio da interpretação de textos e da língua portuguesa. Um conteúdo bastante cobrado nessas provas é a relação entre textos verbais e visuais e textos temáticos e figurativos.

No que diz respeito aos textos verbais e visuais, temos exemplos de exercícios que usam poesias, charges, quadrinhos, fotografias e notícias, que mesclam elementos textuais e visuais para que o estudante seja capaz de avaliar o contexto. Nesses casos, o aluno deve compreender o gênero textual e a proposta da questão. Para isso, o conhecimento prévio e a interpretação são fundamentais.

Veja: O que é um Texto?

Temos também nas provas um conceito chamado de intertextualidade, que acontece quando um texto é elaborado a partir de outro texto. Isso significa que os autores buscam elementos para que diferentes produções textuais possam estabelecer uma conexão, ou seja, uma relação de intertextualidade.

No caso do texto temático, os alunos devem dominar a dissertação. Esse tipo de texto apresenta fatos para serem interpretados. A produção textual é feita com o uso de tempo verbal no presente atemporal, estilo impessoal, dinâmico e conceitual. O texto temático tem função interpretativa.

Por fim, temos o texto figurativo, que é do tipo narrativo e apresenta um efeito de realidade, com termos concretos, análises das relações humanas e de fatos relevantes. A função do texto figurativo é representativa, e ele utiliza os tempos verbais no presente, imperfeito e futuro.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de textos:

Principais Gêneros Textuais

Texto Jornalístico