Texto Narrativo (Conceito e Elementos)

Entenda o conceito e os elementos de uma narrativa!

O texto narrativo é aquele que apresenta uma história por meio da narração, ou seja, narra um fato, conta uma história com detalhes preciosos para a interpretação e o entendimento do conteúdo. O texto narrativo tem uma visão, um tempo, um espaço e elementos específicos e importantes.

De uma forma geral, o texto narrativo apresenta uma sequência de ações ou acontecimentos. Esses fatos podem ser reais ou imaginários. Por meio dessa sucessão de fatos, o narrador cria o contexto e o desenvolvimento do conteúdo.

O texto narrativo conta com introdução, desenvolvimento e conclusão. Os principais elementos desse tipo de conteúdo são: o personagem, o enredo, o tempo, o espaço e o narrador (aquele que conta a história).

Os elementos da narração são fundamentais para a compreensão e correta interpretação das mensagens. O espaço diz respeito ao local onde a história acontece; o tempo é a duração dos fatos ou acontecimentos (pode ser cronológico ou psicológico); e os personagens são aqueles agentes que apresentam qualidades psicológicas e físicas.

No texto narrativo, é importante apresentar as ações dos personagens dentro de um tempo e espaço, a fim de orientar o leitor e guiá-lo no desenvolvimento da história. A narração precisa ser clara, criativa, objetiva e interessante, para prender a atenção do leitor. Os principais tipos de textos narrativos são as novelas, as crônicas, os romances, os contos e as fábulas.

A estrutura da narrativa tem a apresentação ou introdução, o desenvolvimento da história, o clímax ou momento mais importante e emocionante do texto, e o desfecho ou conclusão.

Mulher lendo

O narrador é um elemento essencial do texto narrativo, pois é ele quem conta (narra) a história. É possível ter um narrador observador, um narrador personagem ou narrador onisciente. O narrador é considerado a voz do texto.

O enredo do texto narrativo é a própria estrutura do conteúdo, que apresenta a forma como as ações acontecem. O enredo pode ser linear, não linear, psicológico e cronológico. Ainda no que diz respeito aos personagens, o texto narrativo tem protagonista, antagonistas e personagens secundários.

O tempo do texto narrativo pode ser o ano, a hora, uma data ou momento histórico específico. O texto narrativo pode ter um discurso direto, no qual o personagem fala; ou um discurso indireto, no qual o narrador conduz a fala do personagem. Na maioria dos casos, a narração acontece em 3ª pessoa.

Uma outra opção é utilizar o discurso indireto livre, que apresenta as falas dos personagens e também a intervenção do narrador.


Exemplo de Texto Narrativo

Texto Narrativo sobre Drogas


Veja também:
O que é um Texto?
Relações entre textos
Texto Dissertativo
Texto Dissertativo-Argumentativo

Leia também! Assuntos relevantes