Tipos de Textos Descritivos

Os textos descritivos são aqueles que fazem a descrição de um fato, um objeto, uma pessoa, um cenário, uma situação ou qualquer outra coisa que possa ser apresentada em detalhes. Em muitos casos, os textos descritivos comunicam situações e ocorrências cotidianas, descrevendo espaços, ambientes e particularidades de determinado objeto.

O texto descritivo comunica ao leitor as impressões do autor sobre determinada situação, expressando as qualidades e características particulares de um fato, pessoa, lugar ou objeto. Com a descrição é possível criar um retrato visual por meio das palavras.

As principais características dos textos descritivos são: a apresentação de aspectos físicos, psicológicos e dados específicos sobre aquilo que está sendo descrito, como localização, texturas, sabores, sensações, cores, dimensões, comprimentos e outros dados relevantes para o entendimento do leitor.

Os principais tipos de textos descritivos

No texto descritivo, quanto mais detalhes forem apresentados, melhor será a compreensão do leitor. Para que a interpretação seja assertiva, é fundamental apostar em detalhes que esclareçam a situação descrita, criando uma fotografia verbalizada. Neste tipo de texto, o autor se torna um verdadeiro observador, para que possa descrever tudo o que está acontecendo.

Os textos descritivos são produzidos para expor observações do autor, com todos os pormenores e informações relevantes. O uso de recursos linguísticos especiais garante um toque a mais de qualidade para as produções. De uma forma geral, os textos descritivos utilizam muitos adjetivos, figuras de linguagem, comparações, verbos de ligações e metáforas.

O texto descritivo é formado por introdução, desenvolvimento e conclusão. Os principais tipos de textos descritivos são: os textos descritivos objetivos e subjetivos.

Confira o conceito de cada um deles:

Descrição Objetiva – Esse texto descritivo apresenta as informações de maneira exata, com aspectos realistas e concretos. Neste caso, não existe juízo de valor ou opiniões expressas, mas sim dados e características objetivas. Alguns exemplos de descrições objetivas são os retratos falados e os verbetes dos dicionários.

Descrição Subjetiva – As descrições subjetivas são feitas com a expressão das opiniões e impressões pessoais do autor, com juízo de valor. Exemplos de descrições subjetivas são os textos literários.