Interpretação de texto

A interpretação de textos é uma atividade de leitura e compreensão textual. Dominar a interpretação de textos é muito importante para quem estuda para vestibulares, concursos e outros exames. Basicamente, o conceito de interpretação de textos engloba o entendimento sobre aquilo que se está lendo.

Para que um indivíduo consiga extrair um entendimento sobre uma produção textual, seja um artigo, livro ou matéria jornalística, é necessário que ele relacione o contexto da mensagem com seu conhecimento e repertório. Tudo o que a pessoa conseguir entender do significado da mensagem é compreendido como o resultado da interpretação de texto.

Conseguir captar plenamente a mensagem do autor é fundamental para responder questões sobre o conteúdo e escrever redações sobre o tema abordado no texto ou enunciado. Para isso, é preciso organizar informações, ideias e conceitos.

O hábito da leitura ajuda a aprimorar a capacidade de interpretação de textos, além de ampliar o vocabulário das pessoas e o domínio da língua portuguesa. O apoio do dicionário também é importante nessa jornada.

Para uma boa interpretação, o indivíduo deve ler de maneira informativa e interpretativa, buscando extrair o tema, as informações mais importantes e a mensagem central. Nesse contexto, vale buscar palavras-chaves e os parágrafos que apresentam a ideia central.

Busque uma linha de raciocínio e informações específicas para interpretar o texto com sucesso. Lembre-se que todo texto é um conjunto de ideias organizadas que tem o objetivo de gerar uma interação comunicativa que exige plena capacidade de decodificar os códigos, contextos, referências, ideias e fundamentações.


Mais sobre Textos:

O que é um Texto?

Relações entre textos

Texto Jornalístico

Texto Descritivo

Tipos de Textos Descritivos

Texto Narrativo

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Poético

Texto em Prosa

Textos na linguagem informal

Leia também! Assuntos relevantes