Editores de Texto

Tecnologia
Por

Conheça excelentes opções de editores de texto gratuitos!

Melhores Editores de Texto

Os melhores editores de texto gratuitos são ótimos para escrever e editar textos para trabalhos escolares, serviço de escritório, redação, entre outras tarefas. Veja as opções mais interessantes disponíveis para você atualmente!


Google Docs

Este é um dos melhores editores de texto e é gratuito. Apresenta uma série de funcionalidades interessantes, como a possibilidade de inserir tabelas, gráficos, imagens e hiperlinks. Para usá-lo, é só criar uma conta no Google.

Você pode compartilhar os seus arquivos com outro usuário que tenha conta no Google. O material pode ser aberto em tempo real, podem ser incluídos comando de voz, feitas alterações e comentários, entre outros. O material pode ser salvo em diversas extensões, inclusive para Microsoft Office e .doc. O aplicativo está disponível para Iphone e Android!

Acesse a Versão Online: Clique Aqui

Acesse a Versão para Android: Clique Aqui

Acesse a Versão para iPhone: Clique Aqui


Word Online

Este é, sem dúvida, um dos melhores editores de texto, disponível em versão gratuita e paga. São inúmeras funcionalidades e a vantagem é que muitos usuários já estão familiarizados com a interface e as funções do editor.

É possível salvar direto no OneDrive enquanto ainda está alterando o arquivo, salvando de forma automática. Tem serviço de revisão gramatical, são vários estilos de textos disponíveis, possibilidade de incluir imagens, links e fotos, comentários, entre outras funções.

É um dos melhores editores de texto porque apresenta vários formatos, tais como:

  • Currículo;
  • Carta;
  • Cardápio;
  • Panfletos;
  • Relatórios;
  • Cartões;
  • Entre outros.

Acesse a Versão Online: Clique Aqui


Libre Office e OpenOffice

Estes são clássicos e uns dos melhores editores de texto disponíveis, principalmente para quem está acostumado com o Microsoft Office. As funções praticamente são uma imitação do Word, só que a vantagem do Libre Office e do Open Office é que eles são gratuitos. Roda em MacOS, Linux e Windows. Também permite salvar os arquivos na extensão .doc e .docx.


Download do Libre Office: Clique Aqui

Download do OpenOffice: Clique Aqui


FastFormat

Se você está procurando por um dos melhores editores de textos para trabalhos acadêmicos, especialmente para seu TCC da faculdade, talvez este seja o ideal. É muito usado para projetos de iniciação científica e artigos científicos em geral.

O texto já pode ser formatado conforme padrão ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Assim, o trabalho acadêmico já terá todos os elementos obrigatórios, entre os quais estão os seguintes:

  • Capa;
  • Dedicatória;
  • Bibliografia;
  • Resumo;
  • Capítulos;
  • Entre outros.

A ferramenta tem corretor gramatical. Você pode usar a ferramenta com sua conta do Google ou do Facebook. Permite salvar em .doc e PDF.

Acesso ao FastFormat: Clique Aqui


Graphite Writer

Este é um dos melhores editores de texto para o serviço de edição, propriamente dito. A ferramenta é muito leve, permite incluir comentários, citações, vídeos, links, listas, entre outros elementos. O layout da ferramenta é amigável, e o uso é bastante intuitivo. Tem versão em português e permite salvar em .doc. Basta ter uma conta no Google para acessar a versão gratuita.

Acesso ao Graphite Writer: Clique Aqui


Os editores ou processadores de texto

Os editores ou processadores de texto, são certamente alguns dos softwares mais utilizados na informática; esta afirmação pode ser confirmada observando-se que desde a confecção de relatórios gerenciais, trabalhos escolares, textos mais diversos possíveis, e até para se “escrever” programas que serão utilizados em todas as áreas onde haja utilização de computadores.

Assim, notamos que já não é somente a mensagem escrita a função do editor ou processador de textos, mas o conjunto de efeitos visuais que ele pode transmitir através de recursos que hoje são providos pelos numerosos softwares que encontramos à nossa disposição. Esses recursos, podemos sucintamente enumerar e chamá-los de “funcões especiais”, a saber:

Correção ortográfica e sinônimos: Uma função existente em quase todos os programas disponíveis, notadamente aqueles voltados ao mercado SOHO (Small Office Home Office), que compara as palavras digitadas com outras existentes em um arquivo-dicionário, sugerindo opções para substituição da mesma, de acordo com a grafia mais aproximada.

Visualização de vários documentos: pode-se visualizar vários documentos em edição ao mesmo tempo, visando copiar e transferir dados de um ao outro, de forma a facilitar o aproveitamento de textos já digitados anteriormente.

Inserção de índices automáticos: Característica hoje extremamente necessária, principalmente na edição de documentos longos, como livros e manuais, monografias e trabalhos universitários.

Inserção de tabelas e Gráficos: Inclusão no corpo dos documentos, de tabelas provenientes de planilhas eletrônicas e imagens de ilustração, formatando e organizando o documentos de forma a trazer estética ao mesmo.

Editor de texto antigo

Editores Técnicos

Os editores técnicos aqueles que são de uso “técnico”, ou seja que são regularmente usados pelos programadores ou analistas, pois sua função básica não é a de confeccionar cartas, planilhas de escritório, trabalhos escolares ou outros documentos gerenciais, mas sim, editar programas ou arquivos que executam tarefas de processamento.

Acesso ao Atom: Clique Aqui

Acesso ao Sublime Text: Clique Aqui


Editores de Texto Unix

Os editores de texto do Unix, são usados unicamente para modificar os textos dos arquivos, ao contrário dos programas de processamento de texto, os editores do Unix não formatam os textos, O Unix tem programas diferentes para fazer a formatação de textos, tabelas ou equações.

O Unix tem vários editores de texto, alguns que processam textos à partir de linhas escolhidas, outros que manipulam uma tela por vez, no entanto, por se tratar somente de textos, sem qualquer aparência visual contendo recursos gráficos, todos se equivalem, a saber, um texto criado por um editor pode ser alterado por outro.

VI

O Vi é o único editor universal em sistemas Unix, ele é encontrado nos sistemas operacionais Unix existentes no mercado, ele é interativo e ao contrário do ED, o VI mostra uma janela (tela) por vez. Ele permite que o usuário mova o cursor para qualquer ponto da tela ou do arquivo e role o texto para frente ou para trás para mostrar o texto que está acima ou abaixo da janela corrente.

O VI opera basicamente em dois modos: mode de entrada de texto e modo de comando. O modo de entrada de texto é usado para entrar texto em um arquivo. O modo de comando é usado para manipular (editar) o texto. O VI tem outro modo de comando, chamado de modo de última linha (ou dois pontos) que permite o uso de outros comandos.

O VI depende dos recursos do terminal onde ele está sendo usado. Estes recursos devem ser “setados” através da variável TERM, que pode ser definida no arquivo .profile que define as características de cada usuário no ambiente Unix.


Editores de Texto DOS

EDIT

O Edit, é um editor nativo o MS-DOS, normalmente utilizado para escrever ou editar arquivos de programas que não necessitam de nenhuma formatação especial.

Ele possui recursos de edição como: copiar e colar textos, utilizando a área de transferência, localização de palavras no arquivo que está sendo editado e repetição da procura.

Uma característica interessante do Edit, é a possibilidade de dividir a tela e, duas janelas, possibilitando visualizar dois pontos do arquivo ao mesmo tempo, este recurso, aliado à possibilidade de edição de vários arquivos, é muito prático quando da necessidade de se fazer alterações em vários programas de um sistema.

O Edit, possui um resumo de seus comandos que pode ser acionado através da barra de menus ou através de tecla de atalho F1.

Compartilhe