Entenda o conceito de texto editorial e saiba onde ele é usado!

O texto editorial tem caráter jornalístico e aparece frequentemente em jornais, revistas, sites de notícias, entre outros veículos de comunicação e imprensa. O editorial é escrito normalmente pelo editor-chefe ou por um jornalista mais experiente, e apresenta sempre um perfil opinativo.

Na verdade, este é o único texto jornalístico que pode expressar opiniões, já que os demais conteúdos escritos pelos profissionais da área precisam, obrigatoriamente, ser imparciais e neutros.


Qual é o objetivo do texto editorial?

Além de expressarem pontos de vista, os textos editoriais também são destinados a apresentar os temas abordados nas principais matérias jornalísticas de cada seção do periódico, como economia, cultura, política, cidade, país, entre outras. Os responsáveis pelos editoriais são chamados de editorialistas, profissionais do jornalismo que têm o aval da direção para expressar opiniões em nome do veículo de imprensa.

Em algumas revistas e jornais, os editoriais recebem o nome de “Carta do Editor”. Em geral, este tipo de conteúdo faz uma síntese das notícias. O formato do texto é geralmente dissertativo-argumentativo, com uma estrutura formada da seguinte maneira: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Pilha de Jornais de Papel

Os editoriais podem ter perfil objetivo ou subjetivo, uma linguagem culta e clara e temáticas atuais. Assim como todos os outros formatos de textos jornalísticos, o editorial também tem como objetivo informar o leitor.

Essa tipologia de texto relata acontecimentos cotidianos e demonstra a opinião do grupo de comunicação sobre os fatos. De certa forma, o editorial apresenta argumentos que sustentam uma ideia central, expondo um ponto de vista crítico.

Hoje, com o avanço das tecnologias, o texto dissertativo-argumentativo no formato editorial também é publicado em blogs e redes sociais. A introdução do texto foca na apresentação dos temas principais, o desenvolvimento conta com as argumentações e com dados e a conclusão faz o arremate das ideias.

O final do texto também pode estimular o leitor a continuar a leitura completa da revista ou do jornal em questão, apresentando a expressão “Boa leitura”.


Leia também:

Texto Jornalístico

Relações entre textos

10 de Setembro, Fundação do Primeiro Jornal do Brasil

Jornalismo no Brasil

Leia também! Assuntos relevantes