O texto em prosa é um gênero literário que contempla qualquer texto corrido que não apresente rimas e outras características do texto poético. Na prática, é possível dizer que qualquer texto que emprega uma linguagem comum, pensamento racional e discursos objetivos é uma prosa. Exemplos de textos em prosa populares são os contos, os romances, as novelas, as crônicas, as notícias, as matérias jornalísticas, entre outros.

O texto em prosa tem linguagem corrida, narrações, análises, opiniões e outros tipos de conteúdos. Normalmente, a prosa apresenta ao leitor uma ambientação em um espaço físico e temporal, com personagens que desempenham determinada atividade ou função.

Existe a prosa literária e a prosa não literária. A diferença entre os dois estilos está no objetivo do texto, que pode ser o de entreter, informar, apresentar conteúdos científicos, entre outros. Neste contexto, a prosa engloba narrativas, ensaios, textos informativos, textos científicos e outras formas de produção escrita.

As principais características dos textos escritos em prosa são os parágrafos e linhas contínuas. Esse formato de texto é quase sempre narrativo ou dissertativo. Vale reforçar mais uma vez que poemas e poesias não podem ser classificados como textos em prosa.

O termo prosa vem do latim e significa discurso direto, ou seja, um tipo de conteúdo escrito de forma objetiva, linear e livre. Normalmente, os textos em prosa mostram imagens concretas, sem o uso de metáforas. Em geral, este tipo de texto emprega uma linguagem denotativa conotativa.

O texto em prosa não apresenta divisões rítmicas, métricas ou aliterações. Ele é um texto que pode ser compreendido como o oposto da poesia.

A prosa pode ser narrativa ou demonstrativa. No primeiro formato, o conteúdo compreende uma ficção. Já no segundo, enquadram-se os textos didáticos e oratórios, como as cartas, ensaios, pesquisas, etc. Também existem outros tipos de prosa, como a prosa argumentativa, a prosa dramática, a prosa informativa e a prosa contemplativa.

Esse gênero literário é muito rico e diverso, e pode ser expresso de diversas formas, em estilos completamente diferentes de escrita. As prosas estão em livros, jornais, revistas, enciclopédias, manuais, dissertações e em muitas outras produções.

No campo da prosa literária, os formatos mais conhecidos, apreciados e consumidos pelo público são os contos, as novelas, os textos teatrais, as crônicas e os romances.

Leitura relevante:
Texto Poético
Barroco, Cultura Brasileira
Movimento Barroco
Autores do Romantismo
Romantismo
Romantismo no Brasil
Discurso Indireto, Indireto Livre e Direto

Leia também! Assuntos relevantes