O texto expositivo é uma categoria de texto que apresenta suas características específicas e tem suas determinadas aplicações dentro da comunicação. Antes de compreender o que é o texto expositivo, é preciso primeiro relembrar o que caracteriza um texto.


O que é texto?

A definição de texto é bem simples: um conjunto de palavras organizadas em frases que possuem um sentido, usadas para compor uma informação, formular uma mensagem, transmitir ideias. O texto faz parte de obras escritas, desde as mais simples até as mais elaboradas: desde mensagens de “texto” em smartphones até peças de teatro, documentos e livros. Em escala de superioridade, o texto se encontra um nível acima da frase.

Veja mais: O que é um Texto


Definição do texto expositivo

Entre os tipos de textos existentes está o texto expositivo, usado para apresentar de forma descritiva uma situação, um objeto, um fato ou um conceito específico. Algumas características são essenciais para identificar o texto expositivo:

  • O tema principal do texto fica exposto ao leitor de forma evidente;
  • Para isso, o autor do texto utiliza diversos recursos, principalmente a enumeração de detalhes e características a respeito do objeto central;
  • A descrição é um método fundamental no texto expositivo.


Tipos de texto expositivo

Pelo fato de o texto expositivo ser bastante abrangente, ele pode ser subdivido em algumas categorias, como o texto expositivo-argumentativo e o texto expositivo-informativo.


Texto expositivo-argumentativo

Neste caso, além de evidenciar o tema central através da exposição do mesmo e da descrição de características, há uma explícita defesa de tese, com apresentação de dados, presença de um discurso e argumentos.


Texto expositivo-informativo

Este tipo de texto expositivo não apresenta defesa de tese ou opinião, fica livre de apreciações e busca a imparcialidade. Por isso, baseia-se mais em fatos do que em opiniões, como os tipos de produção textual apresentados a seguir:

  • Gráficos;
  • Pesquisas;
  • Índices;
  • Conjunto de dados.


Exemplo de texto expositivo

A definição de significados de palavras é um exemplo de textos expositivos. Confira!

Definição de amor: amor é um sentimento abrangente com demonstração de afeto, carinho e cuidado entre seres humanos e outros seres. O amor pode ter diversas classificações, tais como amor platônico, amor físico, amor maternal, amor próprio e amor pela natureza.

Momento Leitura

Veja mais:

Texto Narrativo

Texto Descritivo

Relações entre textos

Interpretação de texto

Leia também! Assuntos relevantes