Puberdade: preparação do ser humano para a fase adulta

Puberdade: preparação do ser humano para a fase adulta

Por

Todos que passaram pela puberdade se assustaram com as mudanças ocorridas no corpo.
Que período é esse de inúmeras modificações biológicas no ser humano?

Nessa fase o corpo se desenvolve fisicamente e psicologicamente para se tornar maduro e adulto. Geralmente, as mulheres passam pela puberdade entre os 9 e 13 anos, já os homens entre 10 e 14 anos. É chamada “puberdade precoce” quando as mudanças ocorrem antes da idade inicial apresentada, e “puberdade retardada” depois da idade limite. Em ambos os casos um médico especialista deve ser procurado para acompanhar o desenvolvimento.

Na puberdade masculina as principais mudanças são o surgimento dos pêlos pubianos, nas axilas e no peito, aumento do pênis e testículo, aparecimento de barba, engrossamento da voz, aumento da massa muscular e início da produção de espermatozóides.

Nas mulheres, as principais mudanças são o alargamento dos ossos da bacia, início do ciclo menstrual, surgimento de pêlos na região pubiana e das axilas, aumento do depósito de gordura nas nádegas, quadras e nas coxas e o desenvolvimento das mamas.

O corpo sofre essas mudanças para poder passar pela fase adulta e gerar a reprodução da espécie. Essa etapa da vida normalmente é acompanhada por um médico e pela própria família. Qualquer alteração física exagerada ou a falta de evolução psicológica concomitante com a evolução física também deve ser acompanhada por um especialista.


Leia também:
Sexo
Doenças Sexualmente Transmissíveis

Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes