Próstata

A próstata é uma glândula que faz parte da estrutura do corpo masculino apenas. Faz parte do sistema reprodutor e seu tamanho lembra bastante uma noz. A próstata se desenvolve no corpo masculino principalmente na adolescência, quando a testosterona começa a agir no organismo.

A próstata fica entre a pelve e a bexiga. Fica bem em frente ao reto e, por isso, um dos exames mais comuns para o homem adulto é pelo toque retal. A função da próstata é produzir o líquido espermático, que protege e nutre os espermatozoides.

Um dos maiores problemas da saúde masculina é o câncer de próstata, que pode ser consequência de infecções mal tratadas, herança genética ou ainda alteração das taxas de hormônio.

O câncer de próstata costuma ocorrer em homens com 50 anos ou mais, porém pessoas com histórico na família podem passar pelo médico mais cedo. Caso o homem esteja com câncer de próstata, é necessário retirar o tumor e o tratamento é cirúrgico, em muitos casos precisando de reposição hormonal.

Anatomia da Próstata

Outra doença bastante comum é a inflamação da próstata, com crescimento do seu tamanho, doença chamada de hiperplasia benigna. Existem medicamentos que promovem o relaxamento da próstata. Em casos mais graves, é preciso remover a glândula.

Outra doença é a infecção da próstata, que pode ser causada por bactéria ou vírus, chamada de prostatite. Em alguns casos, a infecção de urina pode passar para a próstata. Nestes casos, o médico costuma receitar antibiótico. Se não resolver com remédio, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.

Se o homem sentir dor e dificuldade para urinar, perceber gotas de urina na cueca, sentir fraqueza no jato da urina, perceber dor no momento da ejaculação, notar que a bexiga anda cheia demais, encontrar sangue na urina, dor na área do ânus ou do testículo, além de dificuldade de ereção, é necessário marcar uma consulta com o médico urologista. Não é preciso ter todos os sintomas para procurar ajuda.

Alguns exames são necessários para fazer a avaliação da próstata, tais como taxa de PSA (proteína) no sangue, exame de urina, toque retal e biopsia. No geral, homens com 45 anos ou mais, com histórico de doença de próstata na família, precisam marcar uma consulta com o urologista. A idade sobe para 50 anos para homens que não possuem histórico de doenças na próstata na família.

Se o câncer de próstata for identificado ainda no início da doença, as chances de sucesso no tratamento aumentam bastante. Por isso, o exame de toque retal nas idades indicadas acima é fundamental.


Veja também:

Câncer de próstata

Espermatozóides

Aparelho Reprodutor Feminino e Masculino

Reprodução Humana

Corpo Humano

Urologista

Próstata



Por

Compartilhe