Fases da vida humana

Fases da vida humana

Por

Para caracterizar o processo de desenvolvimento, o ser humano sofre alterações corporais em sequência. A forma de transformações é crônica, e independentemente da idade, altera a capacidade de realizar variadas funções físicas e intelectuais.

As etapas de desenvolvimento humano são: a infância, a adolescência, a fase adulta e a velhice.

A infância é definida como o tempo do nascimento do ser humano ao começo da adolescência. Nessa fase ocorrem as maiores e mais rápidas alterações do corpo humano. Crianças estão no processo de desenvolver maturidade psicológica. Os pais são os principais modelos da criança. Elas normalmente aprendem por imitação. É na infância que se estabelece o padrão de comportamento vísuo-motor.

A adolescência é marcada por um período conhecido como puberdade. Nele, manifestam-se no corpo humano inúmeras alterações. O corpo apresenta crescimento ininterrupto de 16 a 19 anos. Normalmente, os braços, pernas e cabeça crescem mais rapidamente que o restante do corpo. As alterações hormonais também são altas, e por isso há o crescimento de pelos, alteração da voz, crescimento dos seios nas mulheres e início da vida sexual. Nesse período há a definição da estatura, tamanho dos membros, órgãos, ossos e dentes.

Aos 19 anos de idade começa a fase adulta do ser humano. Essa etapa é marcada pela falta de crescimento do corpo, inalteração corporal natural e maturidade psicológica. Normalmente, nesse período acontece a evolução profissional e reprodução.

Depois dos 60 anos de idade o ser humano atinge a fase da velhice. Essa etapa é marcada pelo enfraquecimento vital, tanto psicológico como físico. Há redução das atividades diárias. Algumas pessoas param de trabalhar.

Há alterações físicas e biológicas naturais, que podem afetar a vida social, emocional e psicológica.

Leia também! Assuntos relevantes