Doenças Sexualmente Transmissíveis

Doenças Sexualmente Transmissíveis

Por

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) correspondem a um grupo grande de enfermidades que podem ser passadas aos parceiros em relações sexuais sem o uso de preservativo. Essas doenças são venéreas, transmitidas pelo contato direto entre as pessoas nas relações sexuais.

De uma forma geral, as DSTs são causadas por vírus, bactérias e fungos. As doenças atingem a população sexualmente ativa, com destaque para os jovens. A única forma de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis é o uso de preservativo.

Algumas dessas doenças podem levar à morte, como é o caso da AIDS, uma doença ainda incurável para o homem. Conheça as principais doenças sexualmente transmissíveis:

Sífilis – Causada pela bactéria Treponema pallidum. É caracterizada pelo surgimento de feridas nos órgãos genitais e lesões pelo corpo. Pode provocar problemas cardiovasculares, aborto e danos ao sistema nervoso.

Gonorréia - Causada pela bactéria Neisseria gonorrheae. Provoca uma inflamação na uretra e pode levar ao desenvolvimento de meningite e problemas cardíacos.

Clamídia – Causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Causa inflamação no canal urinário. Pode levar à infertilidade feminina.

AIDS – Síndrome da imunodeficiência humana (HIV), causada pelo retrovírus. A doença destrói as células de defesa do organismo, deixando o organismo frágil, com baixa imunidade e suscetível a infecções. É uma doença que não tem cura.

Leia também! Assuntos relevantes