Doenças que afetam a menstruação

Doenças que afetam a menstruação

Por

Muitas mulheres apresentam doenças que afetam a regularidade da menstruação e, consequentemente, comprometem a vida sexual e a fertilidade. Alguns distúrbios e doenças são comuns e acompanham as mulheres da adolescência à fase adulta.
Essas doenças atrapalham o ciclo menstrual e também podem interferir na saúde da mulher. Ao perceber qualquer alteração em seu ciclo menstrual, a mulher deve consultar um médico especializado.

Confira as principais doenças relacionadas à menstruação:

1 – Dismenorreia – Este é o nome da cólica menstrual, problema que afeta cerca de 50% das mulheres em idade fértil. A doença é caracterizada por contrações uterinas, que provocam muita dor e indisposição. É um problema comum na adolescência.

2 – Amenorreia – Essa doença afeta as mulheres que têm ausência da menstruação por alguns períodos. Em algumas mulheres, o problema pode durar até 3 meses consecutivos. O distúrbio precisa ser acompanhado de perto pelo médico ginecologista.

3 – Síndrome dos Ovários Policísticos – É uma doença caracterizada por micro cistos nos ovários. O problema pode afetar a capacidade de reprodução da mulher, além de provocar acne e outros sintomas desagradáveis.

4 – Endometriose – A doença afeta aproximadamente 50% das mulheres. É caracterizada pelo crescimento de tecidos do interior do útero em sua parte externa. Este é um processo inflamatório. A doença pode causar infertilidade.

5 – Fibrose uterina – A doença é marcada pelo surgimento de tumores benignos no útero. Provoca fortes sangramentos e dores. O problema dificilmente evolui para câncer, mas precisa ser tratado com cuidado.

Para evitar complicações em todas as doenças e buscar orientações e tratamentos adequados é importante que as mulheres visitem o ginecologista e façam os exames preventivos pelo menos uma vez por ano.

É importante ressaltar que a prevenção deve fazer parte da vida da mulher. Por isso, tabus e vergonha de ir ao ginecologista não são aceitáveis.

Leia também! Assuntos relevantes