Parnasianismo

Parnasianismo

Por

O Parnasianismo foi um movimento literário essencialmente poético, contemporâneo do Realismo-Naturalismo. É interessantedestacar, que ao contrário de outros movimentos que ocorreram em Portugal e no Brasil, o Parnasianismo apresentou características significativas somente no Brasil e na própria França, onde teve origem.

A palavra parnasianismo vem de Parnaso, nome de um montegrego, que segundo a mitologia era a morada de Apolo, deus das artes.Contemporâneo do Realismo-Naturalismo, o Parnasianismo nãopode ser entendido apenas como a manifestação em poesia dascaracterísticas realistas e naturalistas presentes na prosa. Emboraexistam alguns aspectos comuns, há uma grande diferença: oParnasianismo não se preocupava com a temática do cotidiano, com adescrição dos costumes da época e com o cientificismo, característicasmarcantes do Realismo.

Entre as principais características parnasianas estão:
Esteticismo, Impassibilidade, Poesia descritiva, Retomada dos modelos clássicos, Perfeição formal


Esteticismo = A poesia parnasiana estava preocupada com o belo, coma parte estética, daí a palavra esteticismo. Era uma poesiades compromissada com os problemas sociais. Sua única preocupaçãoera a arte pela arte, ou seja, a arte deveria existir em função delamesma.


Impassibilidade = A impassibilidade é a negação do sentimentalis moexagerado presente no Romantismo. Os parnasianos negavam qualquer expressão de subjetividade em favor da objetividade temática.


Poesia descritiva = A poesia parnasiana é marcadamente descritiva, freqüentemente aparecem descrições pormenorizadas de objetos ecenas da natureza.


Retomada dos modelos clássicos = O Parnasianismo, assim como fez o Classicismo, também se voltou para a Antigüidade greco-romana, tida como modelo de perfeição e beleza.


Perfeição formal = A maior preocupação dos poetas parnasianos era aforma, o conteúdo ficava num segundo plano. O importante era apalavra, a aparência e a sonoridade. Tamanha era a preocupação formalque os parnasianos ficaram conhecidos como “poetas de dicionário”.


Autor: PROFª Edna Prado
Fonte: http://www.scribd.com/doc/3373975/Literatura-Aula-17-Parnasianismo
Fonte Foto: http://www.patrimonioslz.com.br/ICON/FOTOPARNASO.jpg

Leia também! Assuntos relevantes