Movimento Barroco

Movimento Barroco

Por

A arte tem como objetivo refletir a realidade do mundo que está sempre a sua volta, uma prova disso é o movimento Barroco que refletiu o empobrecimento da Igreja Católica a partir do século XVI, data que se iniciou a Reforma Religiosa. O movimento Barroco traz em sua natureza o confronto entre a racionalidade do Renascimento e a espiritualidade medieval, entre antropocentrismo e teocentrismo, entre novos e velhos valores.

O movimento Barroco compreende do século XVI a XVIII e foi influenciado pelo Ocidente onde acontecia a necessidade de renovação ao fanatismo Contra-Reforma. Um grande ponto neste movimento foi o falecimento de Camões, a queda política de Portugal, o sumiço de D. Sebastião e também o crescimento de Madri no campo político e cultural com nomes como: Quevedo, Cervantes, Lope de Veja, Gôngora e Calderón de La Barca e etc, surge então o movimento Barroco.

No português, a palavra Barroco seria o mesmo que: pérola imperfeita ou jóia falsa. Tal expressão caiu nas graças de países como Itália e França. O movimento Barroco começou a tomar forma, primeiramente nas artes plásticas para logo depois abranger suas características para a literatura, música e teatro. O movimento Barroco se fortificou na Itália e foi se espalhando para países como: Holanda, Espanha, Bélgica e França. Chegou na América Latina no mesmo período que os demais, ou seja, no século XVII, pelas mãos dos europeus.

Em 1601 o estilo Barroco chega no Brasil sendo implementado com novas normas devido a colonização e a economia direcionada pelos senhores de engenho. Neste período grandes nomes de nosso país surge para colocar o Brasil como um grande expoente do estilo, tais como: Antônio Francisco de Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, Gregório de Matos, Bento Teixeira com sua obra Prosopopéia.

Já na Europa o movimento foi contemporâneo ao terror criado pela Inquisição, uma instituição castradora da mentalidade, do crescimento cultural e que ainda dominava as artes de seu tempo.

Leia também! Assuntos relevantes