Romantismo

Romantismo

Por

O romantismo na verdade é um período cultural, literário e artístico que teve início no final do século XVIII na Europa e acabou se espalhando pelo mundo até o fim do século XIX. Esse estilo foi marcado por algumas características importantes, tais como: liberdade criativa, assuntos religiosos, valorização dos sentimentos, amor platônico, nacionalismo, história e individualismo. Algumas características foram herdadas do iluminismo e também pela liberdade alcançada durante a Revolução Francesa.

O romantismo nas Artes Plásticas
Francisco Goya e Eugène Delacroix foram dois artistas muito importantes para este período, na verdade são os maiores representantes do romantismo. Seus trabalhos são marcados pela natureza, pela urbanidade e também pelos problemas sociais. O alemão Caspar David Friedrich também ganhou destaque com suas obras místicas, enquanto John Constable imprimia em suas obras à urbanização e os efeitos colaterais da Revolução Industrial.

Romantismo na Literatura
A literatura foi uma grande força para a expansão desse período, foi através do lirismo poético que tornou-se conhecido nos séculos XVIII e XIX. Os poetas que aderiram ao movimento, não economizavam em palavras estrangeiras, frases diretas, comparações e metáforas. Os principais assuntos abordados foram: os amores platônicos, acontecimentos históricos e também a morte e seus mistérios. Caso queira conhecer um pouco do trabalho desses autores, procure por: de Victor Hugo, Os miseráveis; de Alexandre Dumas, Os Três Mosqueteiros; Fausto e Jovem Wether de Goethe, os poemas de Lord Byron e, para encerrar nossos destaques, Cantos e Inocência de William Blake.

Romantismo na Música
Nesta expressão da arte o romantismo ganhou as asas da liberdade de expressão, assuntos populares, nacionalista e folclóricos eram cantados até mesmo com acompanhamentos de orquestra. Os músicos que merecem destaque são: Fraz Schubert, Felix Mendelssohn, Hector Berlioz, Richard Wagner, Franz Liszt, Carl Maria Von Weber, Frédéric Chopin e Beethoven, cujas últimas peças são consideradas românticas.

Romantismo no Teatro
Victor Hugo, Goethe e Friedrich Von Schiller são os artistas que mais se destacam no Teatro romântico, onde os assuntos mais valorizados eram: cotidiano, individualismo, subjetividade e também as obras do poeta e dramaturgo William Shakespeare.

Romantismo no Brasil
O estilo iniciou-se no ano de 1836 com o lançamento de Nictheroy de Gonçalves de Magalhães. O Brasil nesta época ainda vivia as fortes emoções da Independência e, por sua vez, os artistas brasileiros se inspiravam na natureza e também nos problemas do país, além de valorizar os sofrimentos no amor, a necessidade da fé cristã e a importância da natureza.

Leia também! Assuntos relevantes