Fábula

Conceito

A fábula é uma composição literária com características bem marcantes, onde os personagens são animais com qualidades bem humanas como a fala e sentimentos distintos. Podem ser escritas em versos ou em prosas e costumam ser bem pequenas. A palavra vem do latim, fabula, que significa história ou narrativa.

Ela não deve ser confundida com outros gêneros como a parábola ou a alegoria, por ter a presença do animal falante como sua característica mais marcante. Na oralidade expressa pelo animal na fábula, encontram-se aspectos da sabedoria popular.

O gênero discursivo da fábula tem características bem específicas quanto a sua estruturação, como ter um protagonista, um antagonista e o coadjuvante, por exemplo. Pode ainda contar com um narrador observador ou que seja personagem, além do tempo, presente ou cronologicamente diferente.

As fábulas nasceram no Oriente, de tradição basicamente oral, elas reportam-se aos assírios e babilônios, onde eram contadas de geração para geração. No entanto, foi na Grécia Antiga que ela começou a se popularizar, ainda no século VI a.C com Esopo, um grande contador de histórias. Hoje existem coleções de livros de fábulas muito famosas em todo o mundo que são atribuídas a Esopo. Tempos depois, La Fontaine, outro escritor de fábulas conhecido mundialmente, reescreveu as fábulas de Esopo para a linguagem educacional.

magia historias infantis livro menina

No Brasil, os principais expoentes das fábulas são os autores Millôr Fernandes e Monteiro Lobato.

As fábulas se tornaram uma espécie de narrativa muito popular, capazes de agradar pessoas de todas as idades e são fortemente usadas na educação para ensinar algum juízo de valor e disseminar conceitos de amizade, generosidade, respeito e humildade, dentre outras, tendo a moral da história e os ensinamentos que vêm com elas sua grande característica.

Por estes motivos, as fábulas têm grande eficiência didática ao abordarem conflitos da vida dos seres humanos de maneira forte, porém lúdica, e assim, de mais fácil assimilação para crianças, mas que podem ser utilizadas como aprendizado para a vida delas.

Características

As fábulas se utilizam de uma narrativa ficcional para fazer uma analogia entre as histórias narradas por animais e o cotidiano das pessoas, onde a moral é demonstrada ao final da história.

Com animais que têm características e sentimentos humanos dos mais diversos, como a inveja, a raiva, o egoísmo, a inteligência e a fala, dentre outros, a narrativa é apresentada.

Sua linguagem é sempre simples e objetiva para facilitar o entendimento. Veja as características das fábulas:

Moral da história

As fábulas sempre se encerram com uma lição de moral. Seu grande objetivo é tornar a compreensão da narrativa mais fácil para as crianças que estão em desenvolvimento emocional e cognitivo.

Narrativa breve

Como o principal público da fábula é o infantil, as narrativas são curtas para que as crianças não percam a atenção.

Animais falantes

Este é a principal característica das fábulas. Nas conversas, os animais compõem diálogos entre si ou mesmo com os humanos. Os ensinamentos se dão no desenvolver destes diálogos e no restante da narrativa.

Comportamento dos personagens

Nas fábulas, os animais tem um comportamento bem característico e caricato. Por exemplo: a coruja costuma representar a sabedoria, o leão representa a força, a formiga o trabalho árduo, etc.

Exemplos de fábula

Existem muitos exemplos de fábulas. As mais conhecidas são A cigarra e a formiga, A rã e o touro, A lebre e a tartaruga, o Leão e o rato.

Fábula infantil

É um dos gêneros mais comuns da literatura infantil em todo o mundo. Suas características de serem curtas, possuírem animais falantes, terem uma lição de moral e em especial, sua adaptação fácil à oralidade, fazem das fábulas uma grande aliada aos processos educacionais e pedagógicos.


Fábulas de Esopo

Esopo (620 a.C – 560 a.C) foi um escravo da Grécia Antiga que foi eternizado como contador de histórias. Existe uma coleção de fábulas que foram creditadas a ele, como A raposa e as uvas e A tartaruga e a lebre, conhecidas em todo o mundo.

Veja outras fábulas de Esopo:


  • . O Lobo e as Ovelhas
  • . O Rato e a Rã
  • . O Ladrão e o Cão de Guarda
  • . A Mosca em cima do carro
  • . O Cão e a Máscara
  • . O Cão e a Carne
  • . O Leão, a Vaca, a Cabra e a Ovelha
  • . O Galo e a Pérola
  • . O Lobo e o Cordeiro
  • . O Rei dos Macacos e dois Homens
  • . A Andorinha e as outras Aves
  • . O Cão e a Ovelha

fabula do tempo

Como fazer uma fábula?

Para fazer uma fábula ou qualquer outro gênero de narrativa ou de literatura, a princípio é necessário ter criatividade, gostar de escrever e conhecer as regras básicas da língua em que se quer escrever seu gênero escolhido.

Para escrever uma fábula, é essencial conhecer suas características de ser breve, atraente, conter animais falantes e com sentimentos, mostrar um dilema moral e claro, entender bem e sua estrutura.

Para escrever uma fábula, a divisão é feita em início, meio e fim.

  • - Para começar, apresente quais são os personagens e suas situação: seus nomes, espécie, cores e as características marcantes de sua personalidade;
  • - Desenvolva o texto fazendo com que os personagens interajam entre si, lembre-se que a fábula é curta, assim, um pouco de objetividade é importante;
  • - Leve a história para algum exemplo de ensinamento e não esqueça das características humanas que os animais devem ter;
  • - Para encerrar, um final que surpreende a todos deve aparecer;
  • - Não esqueça de um título.

Como são transmitidas de geração a geração?

O berço das fábulas é a oralidade. Muito antes da invenção da impressão em papel ou do hábito de se escrever histórias, as fábulas já existiam.
Gerações cresciam ouvindo fábulas e contavam a seus filhos e netos, tornando sua narrativa infinita.

Hoje, mesmo com o acesso à tecnologia, filmes ou aos livros impressos, as crianças ainda ouvem histórias de seus pais antes de dormir, talvez como acontecia com elas na infância. Este momento é especial para famílias e a lição de moral ensinada pelas fábulas é um grande momento de aprendizado.



Fábula

Por

Compartilhe