Modernismo

O modernismo foi um grande movimento cultural e artístico que ocorreu no Brasil no século XX. Também chamado de movimento modernista, esse conjunto de manifestações culturais e de estilos influenciou a arte de uma forma geral, mostrando seus traços na literatura, no design, no teatro, na pintura, na música e em outras formas de artes plásticas.

O movimento modernista tinha como objetivo a criação de uma nova cultura e uma visão de mundo contemporânea. O Modernismo brasileiro chegou ao seu ápice durante a icônica Semana de Arte Moderna, que aconteceu em 1922. Os artistas envolvidos tentavam mostrar, por meio da arte, a realidade do povo brasileiro, sofrido e marginalizado nas favelas e nas grandes cidades.

O modernismo chegou ao Brasil com a influência das expressões artísticas que dominavam a Europa no início do Século XX. Com a arte de vanguarda, os artistas tentavam produzir um novo conceito e impactar a sociedade.

Os principais representantes do modernismo no Brasil foram Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Mario de Andrade, Lasar Segall, entre outros nomes de peso. Os primeiros sinais do modernismo chegaram ao país em 1912, quando Oswald de Andrade voltou de uma viagem à Europa.


A arte moderna brasileira valorizava o nacionalismo. De uma forma geral, o movimento teve três fases bem marcantes e distintas no Brasil. Confira!


1ª fase (de 1922 a 1930)

Período no qual aconteceu a Semana de Arte Moderna. Os artistas faziam uma arte repleta de originalidade e sátira, que rompia com os antigos paradigmas impostos pela sociedade da época. Nessa fase, destacaram-se Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Graça Aranha e Anita Malfatti.

2ª fase (1930)

Período marcado por um crescimento da literatura moderna, que buscava promover uma reflexão sobre a realidade do Brasil. A crítica social esteve muito presente nessa fase, principalmente através das obras de Jorge Amado, Graciliano Ramos, Érico Verissimo, Vinicius de Moraes, entre outros.

3ª fase (1945)

Período que escancarou a busca pela liberdade criativa e a reflexão sobre a psicologia humana. Os principais nomes foram Clarice Lispector, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, entre outros.

Conclusão

Em resumo, o modernismo foi um movimento que buscou a liberdade de criação e de expressão, demonstrados muitas vezes por meio dos ideais nacionalistas e da representação da vida cotidiana. A arte moderna é marcada pela presença dos índios e dos mestiços sendo representados na literatura, na pintura, na música e na poesia. O povo brasileiro era a inspiração e a grande força criadora deste movimento.

Leia também! Assuntos relevantes