Arcadismo

Arcadismo

Por

Em 1700 nasce o Arcadismo que também é conhecido pelo nome de Setecentismo, também é chamado de Neoclassicismo devido às influências claras da antiguidade grego-romana. É possível também perceber influências Renascentistas devido ao fato de ser o movimento nascido logo após a idade clássica. Só para lembrar, o Renascimento possui o homem como centro de tudo, perdendo aquele olhar religioso impresso nas artes do período anterior, tal fato é conhecido por Antropocentrismo.

Contudo, os artistas Renascentistas, não menosprezavam as obras clássicas, pelo contrário, as julgavam próximas da perfeição, por isso traziam para suas obras as influências do estilo, tanto é que, os escritores árcades desejavam trazer de volta o estilo clássico, porém, com um novo olhar e novas interpretações, gerando assim o movimento Neoclássico, com os assuntos que imperavam na época, ou seja, com a ciência e a razão, assuntos apreciados pelo Iluminismo.

Por volta dos séculos XVII e XVIII houve uma grande revolução intelectual, tal movimento ganhou a denominação de Iluminismo. O Iluminismo teve um grande papel na cultura Européia devido aos assuntos abordados, tais como: fraternidade, liberdade e igualdade. O que aconteceu bem na época da Revolução Francesa, da independência das colônias América Anglo-Saxônicas e até mesmo no Brasil, com a Inconfidência Mineira.

Os artistas árcades eram analisados de uma forma que fugia completamente das convencionais da época, já que muitos buscavam retomar as particularidades clássicas como: a exaltação da natureza, o bucolismo, o amor pacifico e a mitologia pagã. As características das obras se classificavam aos períodos curtos e versos sem rima. Os poetas desse período eram mais conhecidos como fingidores poéticos pelo fato de não seguirem as regras e muito menos estarem comprometidos com a realidade de seu tempo histórico.

Uma grande máxima do Arcadismo é uma palavra em latim que se espalhou pelo mundo de uma maneira inesperada: Carpe Diem, que significa: viver agora, desfrutar o presente ou aproveite o dia. Essa expressão, ou melhor, este pensamento, foi influenciado por um poeta latino que viveu entre 68 A.C. e 8 A.C., seu nome Horácio.

O Brasil também teve seus grandes nomes do Arcadismo: Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão e Tomás Antônio Gonzaga.

Leia também! Assuntos relevantes