Geografia

Lixo

Lixo é qualquer material, rejeito ou desperdício que seja considerado inutilizável, indesejado ou descartado.

Existem muitos tipos de lixo e, como veremos abaixo, ele pode ser dividido de acordo com sua composição ou de acordo com sua origem.

Tipos de lixo de acordo com a sua composição

1. Resíduos Orgânicos

O lixo orgânico é todo aquele resíduo formado por resíduos biológicos, ou seja, qualquer um dos exemplos a seguir, pode ser considerado resíduo orgânico:

Restos de um ser vivo, como ossos ou esqueletos de animais, folhas de árvores quebradas ou colapsadas (seja pela ação do homem ou da natureza), sementes, folhas ou restos de flores e frutas.

Caminhão de coleta de lixo despejando lixo no aterro sanitario

2. Resíduos inorgânicos

Ao contrário do caso anterior, os resíduos inorgânicos são compostos de materiais artificiais, geralmente sendo produtos da ação humana, como os restos ou resíduos gerados pelos processos industriais nas fábricas e empresas e que, em geral, são usualmente prejudiciais ao meio ambiente.

Um dos tipos mais comuns de resíduos inorgânicos é o plástico. E um exemplo ideal desse tipo de lixo, são os plásticos de anéis que vêm com as latas de refrigerante e que acabam no mar, prejudicando muitos seres vivos e empobrecendo uma grande quantidade de biomas.

3. Resíduos perigosos

Este tipo de lixo inclui lixo orgânico e inorgânico. O diferencial desse tipo de lixo é o perigo potencial para o meio ambiente e, devido a esse grande risco, precisam de um tratado mais rigoroso.

Mas que elementos são considerados resíduos perigosos? Listamos os exemplos mais comuns de resíduos perigosos:

  • Ácidos corrosivos ou substâncias tóxicas.
  • Resíduos radioativos (por exemplo, produzidos por usinas nucleares).
  • Resíduos farmacêuticos ou do setor de saúde que podem ser considerados como causadores de infecção (seringas, por exemplo).
  • Qualquer resíduo que seja gerado como resultado do desenvolvimento normal de uma atividade comercial ou industrial e que possa gerar um impacto negativo no meio ambiente.

4. Resíduos tecnológicos

O desperdício tecnológico é gerado quando um produto tecnológico é danificado ou descartado simplesmente porque se tornou obsoleto ao longo do tempo. Como o acesso à tecnologia aumentou dramaticamente nos últimos anos, esse tipo de lixo se formou no mesmo ritmo frenético.

O lixo tecnológico também pode ser considerado, em alguns casos, como resíduo perigoso, pois alguns elementos ou peças podem conter ácido, ou substâncias que podem causar danos irreparáveis ​​à natureza.

Classificação do lixo de acordo com sua origem

O lixo é dividido de acordo com o local onde ele é gerado. Estes são os tipos mais comuns de lixo de acordo com sua origem:

Latas de lixo coloridas, coleta seletiva

1. Lixo doméstico

O lixo doméstico é gerado no dia a dia de qualquer lar e família ou em qualquer comunidade, seja de vizinhos ou de qualquer outro tipo de grupo comum de seres humanos que coabitam em um espaço próximo de um território.

Esse tipo de lixo gera resíduos como:

  • Latas e metais.
  • Plásticos.
  • Papéis e cartolina.
  • Vidro (por exemplo garrafas).
  • Tecidos (como roupas, por exemplo).

2. Resíduos industriais

Os resíduos industriais são gerados pelo desenvolvimento normal de indústrias e fábricas e geralmente são resíduos inorgânicos e, em muitos casos, considerados nocivos ao meio ambiente.

De fato, muitas indústrias são responsáveis ​​pela poluição de rios, mares e outros espaços naturais despejando resíduos poluentes nessas áreas e, em muitos casos, sem autorização legal para isso.

3. Resíduos hospitalares ou sanitários

O lixo hospitalar é aquele que é formado em ambientes de saúde, como centros de saúde ou hospitais, e pode ser orgânico e inorgânico.

O problema com esse tipo de lixo é que ele pode conter agentes infecciosos e, se não for tratado e descartado adequadamente, pode causar doenças em pessoas saudáveis. Por exemplo, seringas usadas em pacientes doentes e depois jogadas fora.

4. Lixo urbano

O lixo urbano é gerado nas cidades e vilas e também é conhecido como resíduo sólido urbano. Geralmente, esse tipo de lixo é muito semelhante ao lixo doméstico, pois é composto de resíduos como papelão, plástico, metal ou vidro. Embora os resíduos urbanos também sejam considerados restos.

O lixo urbano geralmente não é classificado como perigoso.

5. Resíduos comerciais

Este tipo de lixo é aquele que se origina em escritórios, empresas ou lojas. Geralmente contém papel e papelão, mas também outros tipos de materiais dependendo do negócio em questão, por exemplo, se falamos de um açougue podemos entender como lixo, o desperdício de carne que é gerado diariamente.

6. Detritos espaciais

Os detritos espaciais são conhecidos como qualquer objeto que não tenha uso algum e que esteja orbitando a Terra. Entre os detritos espaciais mais comuns, podemos destacar: restos de foguetes que foram lançados e por qualquer razão, pararam de funcionar ou foram abandonados e deixaram de orbitar a terra.

7. Restos de satélites

Os detritos espaciais estão se tornando um problema sério, porque há cada vez mais riscos para o funcionamento dos satélites. Qualquer colisão em velocidade orbital pode quebrar qualquer satélite, gerando assim mais lixo espacial em um loop conhecido como Síndrome de Kessler.

Temas Relacionados: