Fatos Gerais

Dia da Terra

O Dia Mundial da Terra ou como é mais conhecido, Dia da Terra, é comemorado no dia 22 de abril em todo o mundo. Foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2009 para conscientizar as pessoas sobre as suas responsabilidades coletivas quanto à promoção da harmonia da natureza com a Terra, a fim de que seja alcançado um balanço entra a economia, a sociedade e o ambiente.

Essa data criada é muito importante, pois ela tem o poder de representar a luta em defesa do meio ambiente, promovida por aqueles que sabem e têm a consciência da importância do planeta. Com isso, essa data visa promover um desenvolvimento maior sobre a consciência ambiental.

Como essa data foi criada?

Essa data foi criada quando houve um protesto ambiental, ocorrido em 1970, liderado pelo ativista ambiental e senador dos Estados Unidos, Gaylord Nelson.

Essa manifestação aconteceu no dia 22 de abril de 1970, nas cidades de Washington, Nova York e Portland e, através dela, que ficou decidido que essa data seria a escolhida para celebrar o Dia da Terra.

Com diversas pessoas envolvidas no protesto, número que chegava a 20 milhões de pessoas, foi realizado um grande movimento, com passeatas e discursos que alertavam a todos sobre as questões ambientais.

O primeiro dia da terra comemorado nas escolas americanas
A primeira comemoração ocorreu em 2.000 faculdades e universidades, 10.000 escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades nos EUA.

A ideia do protesto era fazer com que o governo, para que pudessem atingir alguns objetivos do grupo. Cerca de oito meses depois do movimento, foi criado um órgão que ficou responsável pelos assuntos ambientais, chamado Agência de Proteção Ambiental.

Americanos celebrando o primeiro dia da Terra. Inspirados pelo senador Gaylord Nelson e a ativista John McConn

Apesar do movimento ter sido realizado em 1970, somente em 2009 a ONU implementou o dia 22 de abril como sendo o Dia da Terra. Além disso, ela foi nomeada como Dia Internacional da Mãe Terra.

Vídeo histórico (Ative as legendas):

Por que essa data é comemorada?

Planeta Terra visto do espaço

Essa data foi criada porque ela tinha como objetivo abrir discussões com diversos líderes mundiais sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Com isso, uma consciência mundial seria criada relatando os problemas com a contaminação, destruição da biodiversidade, o uso não sustentável dos recursos naturais, os desmatamentos e outros problemas que são grandes ameaças à vida no planeta Terra.

Com cerca de 5 bilhões de anos e possuindo mais de 6 bilhões de habitantes, o planeta Terra é a casa dos seres humanos e, por esse motivo, ele deve ser melhor tratado e ter os seus recursos preservados.

Como é de conhecimento de todos, os recursos oferecidos pela Terra são finitos e é justamente por isso que essa data foi criada, para que as pessoas se conscientizem das suas responsabilidades, a fim de que explorem o planeta de forma sustentável. E é no dia 22 de abril que se tem a oportunidade de debater sobre os temas ambientais e sensibilizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Quais são as atividades praticadas nesse dia?

Cuidar do nosso planeta é nosso dever
Crédito da imagem: Secretaria Municipal de Educação de Arujá

Um dos principais lugares que promovem a reflexão sobre o Dia da Terra é na escola. Elaboram-se cartazes, onde estão descritas as principais ações que criadas para que aconteça o desenvolvimento sustentável, debates são feitos para que todos tenham acesso à importância da conscientização, além de pessoas serem convidadas para participar dos eventos e debater sobre esses temas.

Atividades práticas também são realizadas, como a distribuição e o plantio de mudas, as limpezas nas áreas verdes e gincanas ambientais.